sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

...“ENTÃO É NATAL”...


                                  



Querido Papai Noel,

Gostaria muito de te agradecer pelos meus pedidos que foram atendidos ao longe deste ano de 2012 e reforçar os meus para 2013 como:

- A “volta por cima” do futebol carioca. Com os títulos das Séries A, Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil. Além da manutenção do nosso crescimento superando as expectativas até dos mais fanáticos e otimistas. Por isso, eu gostaria de lhe pedir que o ano de 2013 seja o ano da confirmação que esse momento não foi apenas uma “nuvem passageira”. Ilumine a cabeça dos nossos dirigentes para que eles não cometam as loucuras e os tradicionais devaneios que se tornaram tradicionais por aqui no Rio de Janeiro.  Gostaria de pedir também que não se esquecer de olhar pelos clubes dos outros estados para que aqueles que ainda não aprenderam a lição que acordem para isso, e para aqueles que já se organizam há mais tempo não desanimem e mantenha o foco na organização e planejamento de longo prazo;
- Que os clubes de grande tradição que estão em momentos delicados em sua história se reencontrem na próxima temporada e levem com eles a volta das torcidas aos estádios em forma de apoio e não briguem ou comentam atos de vandalismo;
- Iremos entrar em um ano eleitoral. Que os políticos do Brasil não cometam loucuras e que as obras para a Copa 2014 e olimpíadas 2016 transcorram da melhor forma possível. Valorizem o nosso potencial de turismo e invistam com firmeza neste setor (sem falar em saúde e educação, claro!) que é cada vez mais necessário.
Sei que alguns destes pedidos são complicadíssimos, mas como cidadão/torcedor eu tenho o direito de pelo menos sonhar que as coisas sempre podem dar certo não é?
Amigos ,
Gostaria de agradecer a todos vocês: leitores, familiares, amigos, curiosos e a toda equipe do site “Fanáticos por Futebol” que me acompanharam ao longo deste ano (alguns nas horas boas e ruins também)  e que através de seus elogios e críticas me ajudaram a me desenvolver não só escrevendo aqui, mas como pessoa. Que nesse Natal cada um nós alcancemos nossos objetivos sem esquecer de que o principal fato nesse dia não é uma simples troca de presentes, e como bem disse meu amigo Marcos Bastos: “é também um momento de reflexão e de lembramos da verdadeira mensagem do natal: Nasceu Jesus, o Salvador, aquele que nos reconciliou com Deus.”


OBSERVAÇÕES NATALINAS:

1) CAMPEÃO SEM ZEBRA - Você pode até não gostar do Corinthians. Mas não tem como questionar que a vitoria foi merecida contra o Chelsea.

2) O FUTEBOL NÃO É MAIS O MESMO:
A) André Lima entra para historia do futebol tendo feito o primeiro gol na nova casa gremista. O clube merecia alguem melhor para ter essa honra;
B) Alecsandro não vale mais que Leonardo e Filipe Souto juntos. Sorte do Vasco;

3) PERGUNTAR NÃO OFENDE Será que a incompetência e amadorismo na diretoria do Vasco irão permitir que Renê Simões e Ricardo Gomes desenvolvam um bom trabalho?

4) JUIZO E SABEDORIA EM 2013 - Fica aqui a torcida para que os grandes clubes como: Bahia, Goias, Sport, Náutico, Fortaleza, Juventude e Santa Cruz iniciem sua “revolução” nos campos de futebol e voltem a ser grandes. O futebol brasileiro precisa de vocês.

5) LIBERTADORES 2013: Só quem deverá passar "perrengue" será o Grêmio na pré-libertadores. Os demais devem se classificar, com sobras, em seus grupos. Mas na segunda fase a coisa muda....


Tenham todos: um feliz Natal e que 2013 seja de muito sucesso para todos nós

sábado, 15 de dezembro de 2012

FUTEBOL AO “PÉ DA LETRA”



 
                                        Imagem: Rank Brasil

Em plena era da internet cresce cada vez mais o número de leitores e consumidores de livros no Brasil. Além de desenvolver um hábito muito saudável, as editoras entram com tudo nos campos de futebol, e como jogadores polivalentes atuam em diversos setores como:

- A bibliografia de grandes craques, além de personalidades ligadas ao futebol vem chamando a atenção não só por contar a trajetória, mas por também mostrar o lado humano das pessoas que vão de coisas e fatos inusitados a problemas pessoais ou de saúde.  Pelé, Garrincha, Nilton Santos, João Saldanha são alguns exemplos de famosos do mundo da bola que tiveram uma parte de suas vidas escritas. E vem muito mais por aí;

- A história dos clubes apesar de um tema até certo ponto já batido continua sendo muito procurado. Mas o quem mais vem chamando a atenção são os livros que contam a história de alguns clássicos regionais espalhados pelo Brasil. Recentemente o clássico Sport x Náutico, rivalidade que em 2009 se tornou centenária, se juntaram a Gre-nal, Vasco x Flamengo, Palmeiras x Corinthians e outros grandes clássicos nas paginas dos livros;

- O torcedor do futuro não é esquecido. Com a preocupação de manter várias gerações de torcedores, os clubes criam linhas para leitores infantis e infanto-juvenis (estilo gibi).  È uma forma descontraída de falar sobre o clube e estimular precocemente a futura fidelidade ao time;

- Existem ainda os livros com estatísticas, piadas, curiosidades, “causos” e de jornalistas renomados que costumam publicar livros focados em um determinado tema e eventualmente coletâneas de suas melhores colunas que geralmente escrevem para jornais ou revistas especializadas. Na parte acadêmica, alguns dirigentes recorrem aos, cada vez mais fáceis de achar, livros de administração esportiva para se prepararem a gestão de seus clubes.

O Campo para atuação é muito vasto e tanto editoras e clubes vem desenvolvendo bons trabalhos de literatura.   Fico na torcida para que o trabalho siga nesse caminho que vem sendo um sucesso e que os dirigentes aproveitem essa fartura de livros e aprendam de uma vez por todas o “a, b, c” do futebol.

PAPO RETO COM O SERGINHO:

- Série A 2013: Sejam bem-vindos: Goias, Criciuma, Atletico-PR e Vitoria
- Copa de 2014: O circo está armado. Quantos políticos irão se utilizar das obras para se promover?
Quem diria que mesmo com o apoio podereso da Unimed o Fluminense iria ter problemas de atraso de salario no final do ano?
- Mais Fluminense: Qual a utilidade que um ATACANTE que não faz gol há quase dois anos trará para o tricolor?
- Feliz 2013?  Será que o presidente Roberto Dinamite vai aprender ano que vem o que não fez em 4 anos?

Uma ótima semana para todos.