sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os Outros Clássicos- "O Clássico Bisavô"





O Clássico “Bisavô”


fonte: www.fferj.com.br
 
Nesta ultima quinta-feira dia 18/02/2016 tivemos pelo campeonato carioca de futebol o velho e conhecido “clássico bisavô” que é disputado entre América-RJ x Bangu  que neste ano completou 111 anos de confrontos ( desde Agosto de 1905).
Devido o fato dos clubes serem considerados de porte médio, muito não concordam com o tratamento de clássico recebido já que não envolvem nem “arrastam” grandes torcidas quando jogam e também perderam sua importância por conta da decadência de ambos os clubes. Mesmo assim Rubros ( América) e alvirubros ( Bangu) fazem um confronto mais antigo do que o tradicionalíssimo “clássico vôvô” disputado entre Fluminense x Botafogo.
E para relembrar um pouco será este o assunto de “os outros clássicos” aqui no Turma da Arquibancada !


Hei de torcer até morrer !
 Fonte: www.futrio.net

Fundado na tijuca (bairro tradicional da zona norte da cidade) por descontentes com os rumos do Clube Atlético da Tijuca, sete jovens se reuniram na casa de um deles, Alfredo Guilherme Koehler, na Saúde, para dar origem a uma nova instituição, que já surgia sob o exigente signo do inconformismo e da excelência, O América Footbal Club é um dos clubes mais antigos e tradicionais da cidade. Campeão estadual em 7 oportunidades e Campeão dos Campeões em 1982. Fundado em 18 de setembro de 1904 é uma das instituições esportivas mais reconhecidas e importantes do Rio de Janeiro .
Entre os muito grandes jogadores que passaram pelo clube, podemos destacar: Zagallo, Edu Coimbra, Luizinho, Válber, Maneco, Plácido, Chiquinho, Belfort Duarte, Danilo Alvim, Donato, Leônidas, Flecha, Osny do Amparo, Djalma Dias, Bráulio, etc.

Estádios:

Com o dinheiro da venda do médio volante Amaro para a Juventus de Turim em 1961, o America comprou o campo do Andarahy FC por 60 milhões de cruzeiros e o Estádio de Campos Sales foi demolido para se transformar em sede social.O clube já foi proprietário do antigo Estádio Wolney Braune no bairro do Andaraí. Que foi vendido na década de 1990 e deu lugar a um shopping center.
Nos dias de hoje, o clube joga suas partidas no estádio Giulite Coutinho em Mesquita ( cidade localizada na baixada fluminense) comprado com o dinheiro que o clube recebeu na transação da sua antiga casa.

Fonte: www.templosdofutebol.com.br


 
Os mulatinhos rosados


Fundado em 17 de Abril de 1904, a história do Bangu Atlético Clube começa realmente dentro da Fábrica Bangu, aonde técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os filhos da terra ficaram empolgados com a narrativa dos bretões, sobre a nova modalidade desportiva. Das conversações, nasceu a idéia de fazer-se um "field" ( campo de jogo em português). Ao iniciar-se pois, o século XX, já se praticava o futebol em Bangu, em uma área cedida pela Companhia Progresso Industrial do Brasil e que seria, como foi, um campo provisório, localizado bem ao lado direito das salas de trabalho então existentes. Campeão estadual em duas oportunidades, 1933 e 1966,vice-campeão brasileiro em 1985  e tendo disputado a copa libertadores da América de 1986, o clube da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro contou com grandes jogadores como: Aladim, Zózimo, Zizinho, Paulo Borges, Marinho, Ado, Cláudio Adão, Ladislau da Guia, Domingos da Guia, Ademir da Guia, Mauro Galvão, etc.

Os Estádios

O primeiro estádio também conhecida como a  "cancha encantada da Rua Ferrer", como dizia o locutor Ary Barroso foi feita em linha paralela ao terreno da Fábrica Bangu pelo Diretor-Gerente da Companhia e Presidente Honorário do Bangu, João Ferrer, em tempo recorde para que o Bangu pudesse participar do 1º Campeonato Carioca de futebol, pois antes o clube jogava em uma área dentro da Fábrica.
Nos dias de hoje manda seus jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, mais conhecido como Moça Bonita, com capacidade para cerca de 10 mil pessoas.
Fonte: www.bangu-ac.com.br


Confrontos:

Fonte: Jornal Extra e O Globo
 

Vitórias do América:                 108 e 509 gols
Vitórias do Bangu   :                 102 e 439 gols
Empates                 :                   68


Curiosidades:

-        A primeira partida disputada no bairro de Bangu foi em 1894, embora a história "oficial" do início do futebol brasileiro não registre o fato, que conta com farta documentação reunida pelo historiador banguense Carlos Molinari. A versão que indica Charles Miller como introdutor do futebol no Brasil procura desqualificar esse momento, alegando que os jogos realizados anteriormente não ocorreram em campos com medidas oficiais, tampouco com uma organização que previa, entre outras coisas, uniformes às equipes;

-        No ano de 1929 o Bangu ganhava o curioso apelido de “Mulatinhos Rosados”. Há duas versões para a história. Na primeira, o apelido levava em conta que o time do Bangu era formado basicamente por mulatos. Como suas camisas desbotavam ao suarem, as listras vermelhas pareciam rosadas, surgiu o nome. Na segunda versão, o presidente da época, Antônio Pedroso, para responder a um dirigente adversário que dissera "Como tem crioulo neste time!", respondeu: "Crioulos não, mulatinhos rosados". A história ocorrida com o clube brasileiro pioneiro na luta contra o racismo no futebol brasileiro, ainda em 1905, deve ser entendida de maneira extremamente simpática e singela, se não folclórica.

-        No ano de 2001, o Bangu ganhou a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, por ter sido o Primeiro Clube Brasileiro a escalar atletas negros em seu time, ainda em 1905;

-        Pelé, o maior jogador de todos os tempos, esteve para ser contratado pelo Bangu em 1956 antes de ir para o Santos. Tim era o treinador do alvirrubro e esteve em Bauru-SP, quando já estava tudo certo para ele vir jogar no Bangu. A mãe de Pelé Dona Celeste não aceitou que ele se mudasse para tão longe de São Paulo, e Pelé acabou indo parar no Santos. Este fato também é relatado com grande destaque no filme Pelé Eterno;

-        Ladislau da Guia é até hoje o maior artilheiro da história do Bangu, com 217 gols. Irmão de Domingos da Guia, e dos também jogadores do Bangu, Médio e Luiz Antônio, além de tio de Ademir da Guia, formam duas gerações de craques que o Bangu revelou para o futebol brasileiro.

-        América e Bangu juntos colocaram aproximadamente 42 jogadores na seleção brasileira de futebol em todos os tempos;

-        A mascote do America do Rio de Janeiro é caracterizado pelo Diabo, a escolha se deu pela personificação popular deste em um ser antropomorfo de pele avermelhada, cor da camisa do clube. O mascote foi adotado na década de 70, desenhado pelo cartunista argentino Lorenzo Molas. A torcida atribuiu a decadência estrondosa do time ao mascote e chegou a rouba-lo num dos jogos do clube para que nunca mais se apresentasse nos estádios. Em sua versão infantil, o mascote é o personagem Brasinha, um simpático diabinho;

-        O America serviu de fonte de inspiração para a criação de muitos outros "Américas", no Brasil e no exterior tendo o seu jogador Belfort Duarte participação em alguns deles;

-         O primeiro clássico foi disputado entre as duas equipes no dia do aniversario de um ano de fundação do America e foi vencido pelo Bangu pelo placar de 6x1.