Dezembro começa e com ele chega a época de Natal. Esse período me faz lembrar muito da minha infância e do quanto eu esperava para chegar dezembro. Um pouco pela ansiedade pelas férias escolares e um pouco pelo desejo insaciável de criança por presentes. Quando fui ficando mais velho minha angústia pelo último mês do ano foi se transformando. Começava a olhar o calendário ao lado da tabela do Campeonato Brasileiro e imaginar que meu time pudesse me trazer alegrias nesse final de ano. (Se eu contar ninguém acredita, mas adoro quando meu time joga perto ou no dia do meu aniversário, em agosto. Algo me faz crer que posso ser presenteado com uma vitória).
Por vezes peguei as tabelas dos jornais, aquelas que saem logo no início do Campeonato e são completinhas, para fazer cálculos e tentar imaginar uma projeção para que meu glorioso time pudesse me dar uma grande alegria em Dezembro. O problema é que o futebol é um jogo, e como em todos os jogos há vencedores e perdedores. Então nem sempre fui feliz nas minhas projeções. Mas nunca desanimei.
É impressionante como o futebol consegue mexer com a imaginação de uma criança e como consegue fazer com que até hoje, um homem de quase 30 anos sonhe com um momento mágico como chutar uma bola e estufar uma rede, dar um belo lançamento ou até mesmo fazer uma grande defesa. Impressiona mais ainda saber que mesmo diante de grandes decepções e de tanta sujeira, o amor pelo esporte (aqui leia-se muito mais o futebol) não deixe de inflamar o peito ou encher os olhos de lágrimas, sejam elas de emoção ou tristeza.
Na essência podemos entender que o futebol faz com que sejamos eternamente crianças. Jovens correndo atrás de uma bola e brincando; Brincando de sermos adultos todos os dias, mas sem deixar nosso principal brinquedo muito tempo encostado em um canto ou guardado embaixo da cama.
Esse ano os botafoguenses comemoram uma conquista de Série B e com cabeça erguida voltam para a elite do futebol brasileiro. No entanto, a diretoria já começa de pé esquerdo com a revitalização do elenco. Se não há dinheiro para fechar uma renovação com Neílton, quais serão os reforços para a temporada? Sem contar a briga com o Flamengo pelo William Arão. Jogador que não é nada demais e que tem grandes chances de ter o mesmo destino do Almir, contratado para fazer número no banco de reservas do Flamengo.
Os vascaínos voltam ao calvário recente deles. Uma administração bagunçada e que não assume os problemas sérios do clube mais uma vez diminuí o Vasco de maneira covarde. Como o segundo turno do Brasileirão deste ano foi digno, acredito que o clube da colina não tenha dificuldades para voltar ao lugar de onde não deveria ter saído por três oportunidades. Pelo menos agora já sabemos que o coronelismo no futebol, se não morreu, está com seus dias contados.
O Fluminense tem muito trabalho pela frente. Com um elenco com nomes de peso e atuações sem brilho, já está na hora de serem mais humildes e montarem um time mais eficiente mesmo que sem muito glamour. Vamos aguardar.
Rubro-negros estão afoitos e vão passar o fim de ano imaginando que no ano que vem serão uma máquina de conquistas. Devo concordar que a contratação do Muricy Ramalho surpreendeu e impõe respeito. Um técnico vencedor, porém não está muito acostumado a lidar com clubes sem muita organização extra-campo. ("Ahhh mas o Flamengo está se organizando!!!" Está tão organizado que me afasta 5 titulares por eles fazerem uma festa em vias do clube buscar uma vaga na Copa Libertadores da América. Muito sensato! Só que não!). Tio Muricy é bom mas não faz milagre e pode ter certeza que vai mudar muita coisa no Flamengo. Acho que teremos um Urubu forte para o ano que vem. Porém, se a diretoria cometer os mesmos erros do São Paulo nesta temporada, acredito que o técnico não dure muito tempo no cargo.
Não posso fechar esse texto sem falar o grande absurdo que é o nosso futebol. A temporada acabou e o único técnico da primeira divisão mantido no cargo foi o técnico do time Campeão. Ou seja, todos os demais clubes estão insatisfeitos com seus treinadores? Os treinadores estão insatisfeitos com os jogadores? Mano Menezes na China? Existe futebol na China? Deivid é técnico de futebol o suficiente para assumir o Cruzeiro? São tantas dúvidas....não sei nem por onde começar..estou confuso ainda...mais pra frente vamos resolvendo..
Ahhh e a final da Major League Soccer? Que final! Acabei de descobrir que meu sonho de criança está cada vez mais próximo. Se eu trabalhar duro e perder alguns quilinhos indesejáveis jogo fácil em qualquer clube dos Estados Unidos! Exageros à parte. Nível técnico ridículo para uma final de campeonato.
Para terminar: A minha frase da semana fica com o Renato Augusto. Perguntado em quem teria votado como craque do brasileirão o jogador não fez cerimônia. "Eu votei em mim mesmo. Se eu não votar em mim quem vai votar?". Acho que muitos votaram hein....