A paixão do torcedor pelo seu clube de coração não tem explicação. A lealdade pode ser originada de grandes conquistas, tradição de família ou até mesmo por questões de afinidade. O que liga o torcedor ao seu clube não foge muito a este raciocínio. Quando são perguntados, eles descrevem a sua opinião e falam de sentimentos como: amor, satisfação, felicidade, glória, amizade. Tudo isso me leva a entender e ver os clubes como marcas legendárias. Esse amor que os torna uma marca de sucesso possui alguns bons exemplos:
1) O que torna um clube que conquistou apenas um titulo nos últimos cinqüenta anos e sua cidade possuindo uma população do tamanha da de Nilópolis na baixada fluminense (RJ) mas, independente disso, possui uma das maiores torcida da Alemanha e ainda por cima é um dos clubes mais ricos da Europa? O autor desta façanha é o Schalke 04 da cidade de Gelsenkirchen. Sua popularidade esta ligada ao fato de vários mineiros já terem jogado no time , levando o sentimento do clube pelo resto do país. O Schalke possui ainda um dos estádios mais modernos da Europa e uma das maiores medias de publico no mundo;
2) O Barcelona possui sua história baseada na resistência ao General Franco, tornou-se um dos maiores símbolos contra a sua ditadura. O clube possui o museu mais visitado da cidade (superando o de artistas famosos como Pablo Picasso) e se mantêm quase que exclusivamente da mensalidade de seus sócios sendo também um dos mais ricos do mundo. Mesmo não possuindo uma sala de troféus tão recheada quanto a de seu maior rival, Real Madrid, sua torcida é apontada como um das maiores do mundo com fãs em diversas partes do mundo;
3) Grandes craques ajudam a eternizar os clubes na memória. Falar de paixão por clubes seria impossível sem citar Nilton Santos no Botafogo, Pelé no Santos, Zico no Flamengo, Reinaldo no Atlético, Tostão no Cruzeiro e Sócrates no Corinthians, por exemplo. Apesar de já estarem um bom tempo aposentados, eles se tornaram a referencia para que as novas gerações sigam a antiga e continuem acompanhando os clubes, mantendo assim a paixão acesa;
4) De onde vem a força que o torcedor tem de incentivar o seu time mesmo quando o momento não é dos melhores na historia do clube ? É bom lembrar que Boca e River não atravessam uma boa fase, mas assim mesmo seus torcedores não param de ir aos jogos. Não podemos esquecer a força que Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians e o Vasco reencontraram na sua torcida em suas passagens recentes pela série B do Campeonato Brasileiro, aonde inclusive chegaram a bater alguns recordes de público e de venda de seus produtos;
5) Impossível falar de futebol sem citar a camisa mais gloriosa do esporte mais popular do mundo: a Seleção Brasileira de Futebol. Essa camisa que já encantou o mundo, Suécia, Chile, México (1970) e ate mesmo no Haiti é a mais conhecida e reverenciada. Difícil de ter algum lugar em que ela não seja lembrada usada e respeitada.
É evidente amigos que no futebol existem muito mais exemplos de clubes pelo mundo que podem ser considerados sim marcas legendárias. No caso do futebol, elas não estão ligadas a um computador, um carro, uma moto ou, até mesmo, uma cafeteria. Diferente dos bens de consumo, o amor pelo clube é único e sem divisão. O torcedor apaixonado dificilmente mudará de time. Pensando assim, o marketing está cada vez mais voltado para essa paixão. Planos de sócios e a venda de camisas continuam em alta, mas é possível investir ainda neste mercado que vem desenvolvendo vários produtos e acertando outros.
PAPO RETO COM O SERGINHO:
- Se o Palmeiras não reforçar principalmente sua zaga para o ano que vem, correrá um sério risco de ficar no "quase" novamente;
- Finalmente Christianno ( nome pomposo para um futebol tão limitado) foi barrado no Vasco;
- Só um desastre evita o retorno do Botafogo para a série A.
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