sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

...“ENTÃO É NATAL”...


                                  



Querido Papai Noel,

Gostaria muito de te agradecer pelos meus pedidos que foram atendidos ao longe deste ano de 2012 e reforçar os meus para 2013 como:

- A “volta por cima” do futebol carioca. Com os títulos das Séries A, Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil. Além da manutenção do nosso crescimento superando as expectativas até dos mais fanáticos e otimistas. Por isso, eu gostaria de lhe pedir que o ano de 2013 seja o ano da confirmação que esse momento não foi apenas uma “nuvem passageira”. Ilumine a cabeça dos nossos dirigentes para que eles não cometam as loucuras e os tradicionais devaneios que se tornaram tradicionais por aqui no Rio de Janeiro.  Gostaria de pedir também que não se esquecer de olhar pelos clubes dos outros estados para que aqueles que ainda não aprenderam a lição que acordem para isso, e para aqueles que já se organizam há mais tempo não desanimem e mantenha o foco na organização e planejamento de longo prazo;
- Que os clubes de grande tradição que estão em momentos delicados em sua história se reencontrem na próxima temporada e levem com eles a volta das torcidas aos estádios em forma de apoio e não briguem ou comentam atos de vandalismo;
- Iremos entrar em um ano eleitoral. Que os políticos do Brasil não cometam loucuras e que as obras para a Copa 2014 e olimpíadas 2016 transcorram da melhor forma possível. Valorizem o nosso potencial de turismo e invistam com firmeza neste setor (sem falar em saúde e educação, claro!) que é cada vez mais necessário.
Sei que alguns destes pedidos são complicadíssimos, mas como cidadão/torcedor eu tenho o direito de pelo menos sonhar que as coisas sempre podem dar certo não é?
Amigos ,
Gostaria de agradecer a todos vocês: leitores, familiares, amigos, curiosos e a toda equipe do site “Fanáticos por Futebol” que me acompanharam ao longo deste ano (alguns nas horas boas e ruins também)  e que através de seus elogios e críticas me ajudaram a me desenvolver não só escrevendo aqui, mas como pessoa. Que nesse Natal cada um nós alcancemos nossos objetivos sem esquecer de que o principal fato nesse dia não é uma simples troca de presentes, e como bem disse meu amigo Marcos Bastos: “é também um momento de reflexão e de lembramos da verdadeira mensagem do natal: Nasceu Jesus, o Salvador, aquele que nos reconciliou com Deus.”


OBSERVAÇÕES NATALINAS:

1) CAMPEÃO SEM ZEBRA - Você pode até não gostar do Corinthians. Mas não tem como questionar que a vitoria foi merecida contra o Chelsea.

2) O FUTEBOL NÃO É MAIS O MESMO:
A) André Lima entra para historia do futebol tendo feito o primeiro gol na nova casa gremista. O clube merecia alguem melhor para ter essa honra;
B) Alecsandro não vale mais que Leonardo e Filipe Souto juntos. Sorte do Vasco;

3) PERGUNTAR NÃO OFENDE Será que a incompetência e amadorismo na diretoria do Vasco irão permitir que Renê Simões e Ricardo Gomes desenvolvam um bom trabalho?

4) JUIZO E SABEDORIA EM 2013 - Fica aqui a torcida para que os grandes clubes como: Bahia, Goias, Sport, Náutico, Fortaleza, Juventude e Santa Cruz iniciem sua “revolução” nos campos de futebol e voltem a ser grandes. O futebol brasileiro precisa de vocês.

5) LIBERTADORES 2013: Só quem deverá passar "perrengue" será o Grêmio na pré-libertadores. Os demais devem se classificar, com sobras, em seus grupos. Mas na segunda fase a coisa muda....


Tenham todos: um feliz Natal e que 2013 seja de muito sucesso para todos nós

sábado, 15 de dezembro de 2012

FUTEBOL AO “PÉ DA LETRA”



 
                                        Imagem: Rank Brasil

Em plena era da internet cresce cada vez mais o número de leitores e consumidores de livros no Brasil. Além de desenvolver um hábito muito saudável, as editoras entram com tudo nos campos de futebol, e como jogadores polivalentes atuam em diversos setores como:

- A bibliografia de grandes craques, além de personalidades ligadas ao futebol vem chamando a atenção não só por contar a trajetória, mas por também mostrar o lado humano das pessoas que vão de coisas e fatos inusitados a problemas pessoais ou de saúde.  Pelé, Garrincha, Nilton Santos, João Saldanha são alguns exemplos de famosos do mundo da bola que tiveram uma parte de suas vidas escritas. E vem muito mais por aí;

- A história dos clubes apesar de um tema até certo ponto já batido continua sendo muito procurado. Mas o quem mais vem chamando a atenção são os livros que contam a história de alguns clássicos regionais espalhados pelo Brasil. Recentemente o clássico Sport x Náutico, rivalidade que em 2009 se tornou centenária, se juntaram a Gre-nal, Vasco x Flamengo, Palmeiras x Corinthians e outros grandes clássicos nas paginas dos livros;

- O torcedor do futuro não é esquecido. Com a preocupação de manter várias gerações de torcedores, os clubes criam linhas para leitores infantis e infanto-juvenis (estilo gibi).  È uma forma descontraída de falar sobre o clube e estimular precocemente a futura fidelidade ao time;

- Existem ainda os livros com estatísticas, piadas, curiosidades, “causos” e de jornalistas renomados que costumam publicar livros focados em um determinado tema e eventualmente coletâneas de suas melhores colunas que geralmente escrevem para jornais ou revistas especializadas. Na parte acadêmica, alguns dirigentes recorrem aos, cada vez mais fáceis de achar, livros de administração esportiva para se prepararem a gestão de seus clubes.

O Campo para atuação é muito vasto e tanto editoras e clubes vem desenvolvendo bons trabalhos de literatura.   Fico na torcida para que o trabalho siga nesse caminho que vem sendo um sucesso e que os dirigentes aproveitem essa fartura de livros e aprendam de uma vez por todas o “a, b, c” do futebol.

PAPO RETO COM O SERGINHO:

- Série A 2013: Sejam bem-vindos: Goias, Criciuma, Atletico-PR e Vitoria
- Copa de 2014: O circo está armado. Quantos políticos irão se utilizar das obras para se promover?
Quem diria que mesmo com o apoio podereso da Unimed o Fluminense iria ter problemas de atraso de salario no final do ano?
- Mais Fluminense: Qual a utilidade que um ATACANTE que não faz gol há quase dois anos trará para o tricolor?
- Feliz 2013?  Será que o presidente Roberto Dinamite vai aprender ano que vem o que não fez em 4 anos?

Uma ótima semana para todos.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

AS "SELEÇÕES" DO CAMPEONATO


 


E finalmente chega ao fim o campeonato Brasileiro 2012. Com ou sem polêmica, não tem como negar que o Fluminense foi o melhor time do campeonato e foi campeão com sobras na competição. Como em toda final de competição, são montadas diversas seleções. E para fugir do habitual, irei escalar não só a minha seleção dos craques do campeonato, mas outras mais inusitadas que também merecem todo o meu destaque.

MELHORES DE 2012

Goleiro- Cavalieri (FLUMINENSE)

Laterais- Marcos Rocha (ATLETICO) e João Paulo (PONTE PRETA)

Zagueiros- Réver (ATLETICO) e Gum (FLUMINENSE)

Volantes- Jean (FLUMINENSE) e Paulinho (CORINTHIANS)

Meias – Ronaldinho ( ATLETICO)  e  Lucas (SPFC)

Ataque - Fred (FLUMINENSE) e  Neymar (SANTOS)

Técnico- Abel Braga


REVELAÇÃO- Bernard (ATLETICO)

MELHOR ESTRANGEIRO- Barcos (PALMEIRAS)


PIORES DE 2012
 
Alguns até são esforçados. Mas a qualidade já deve vir desde cedo. Não adianta achar que vai se ajeitar com o tempo, pois a grande maioria não irá. Para ver se este time acerta o pé, escalei apenas um volante e coloquei 2 armadores e 3 no ataque (de nervos). Eis os escolhidos:

Goleiro- Rafael Cabral (SANTOS)

Laterais- William Mateus (VASCO) e Lennon (BOTAFOGO)

Zagueiros- Tiago Heleno (PALMEIRAS) e Wellinton (FLAMENGO)

Volante- Felipe Bastos (VASCO)

Meia – Daniel Carvalho (PALMEIRAS) e Zé Roberto (BAHIA)

Ataque - Alecsandro (VASCO), Patrick (ATLETICO-GO) e Rafael Marques (BOTAFOGO)

Técnico- Hélio dos Anjos

“MARRENTOS” 2012 (Jogam muito menos do que pensam)

O melhor negocio para seus respectivos clubes seria comprá-los por quanto eles realmente valem e conseguissem a proeza de vender por quanto eles acham que vale. Nenhum dos clubes citados ficaria no vermelho por pelo menos uns 10 anos!


Goleiro- Márcio (ATLETICO-GO)

Laterais- Alessandro (CORINTHIANS) e Ramon (FLAMENGO)

Zagueiros- Rafael Tolói (SPFC) e Fabrício (VASCO)

Volante- Eduardo Costa (VASCO) e Ibson (FLAMENGO)

Meias – Tiago Neves (FLUMINENSE) e Valdívia (PALMEIRAS)

Ataque – Jorge Henrique (CORINTHIANS) e Andre Lima (GRÊMIO)


Técnico- Osvaldo de Oliveira (BOTAFOGO)



NOMES INUSITADOS F.C. (nomes e/ou apelidos um tanto quanto “diferentes”)

Uma breve e sincera homenagem aos atletas que carregam uma alcunha ou nome de batismo diferenciado dos outros colegas de profissão e muitas vezes são mais notados por isso.

Goleiro: Gideão (NAUTICO)

Laterais: Jussandro (BAHIA) e Saldivar (FIGUEIRENSE)

Zagueiros: Brinner (BOTAFOGO) e Frauches (FLAMENGO)

Volantes: Auremir (VASCO) e Mahatma Gandhi (ATLETICO-GO)

Meias: Rayllan (ATLETICO-GO) e Cascata (NAUTICO)

Ataque: Pipico (VASCO) e Bambam (SPORT)

Técnico: Geninho (PORTUGUESA)

 


“CHINELINHOS DE OURO” 2012

Roger (CRUZEIRO)

Carlos Alberto (VASCO)

Keirrison (CORITIBA)



E agora é com vocês meus amigos. Montem as suas e postem aqui em nosso blog.


Abraços e uma excelente semana

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

R.I.P Palmeiras ?



                                          
Em 2013, o Palmeiras voltará a disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A conquista da Copa do Brasil deste ano apenas serviu para disfarçar o problema que os palestrinos possuem há mais de 10 anos. O momento não é de caça as bruxas, mas sim de reflexão para que se possa finalmente descobrir onde e por quem estão sendo cometidos os erros que culminaram nesta ridícula campanha.

A contratação de jogadores como, por exemplo: Max Pardalzinho, Daniel Carvalho, Gerley, Leandro “bochecha”, Betinho e a manutenção de jogadores do nível de Luan e do enganador Valdívia (mago só no apelido) não são jogadores de nível para NENHUM grande clube.

A antiga briga política dentro do clube mais uma vez ajudou a derrubar o alviverde. Dirigentes despreparados e incompetentes de um lado e a oposição feliz com a baixa qualidade do time (isso não seria papel dos rivais?) do outro ajudaram a atrapalhar, e muito, os bastidores do time.

Ficou novamente provado que sem os clubes que disputam a Copa Libertadores da América, a Copa do Brasil perde muita qualidade. Desde que começou a ser disputada sem esta turma, nunca tinha visto uma com o nível tão baixo nos últimos anos. A conquista mexeu mais do que deveria com os dirigentes que não se tocaram na realidade e ficaram satisfeitos com o elenco para o restante da temporada.

É triste, doído e extremamente chato, mas cair não é o fim do mundo. Um exemplo bom é o do Grêmio que depois da segunda queda, finalmente se reorganizou administrativamente e financeiramente e hoje é sempre presença certa em entre os primeiros colocados. Basta boa vontade, profissionalismo, dedicação e amor para virar esse jogo. Lugar de time grande é na primeira divisão e em breve o Palmeiras estará de volta!


PAPO RETO COM O SERGINHO

1)      Do elenco atual do Palmeiras podem ser aproveitados: Marcos Assunção, Barcos, Bruno, Wesley e M. Ramos. O resto pode até se aposentar que ninguém sentirá falta;
2)      Tem torcedor “feliz” que mesmo com a campanha ridícula irá ficar na frente do rival;
3)      Tem outros torcedores que tem passado todo o campeonato brigando para não cair e no final fica feliz da vida em poder dizer “time grande não cai” sem perceber que isso já se tornou rotina;
4)      E não é que tudo que falam sobre o Cuca aconteceu de novo. Mais uma vez fica no “quase” e usando e abusando de suas invenções...azar do Galo

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CARTA AO PRESIDENTE

  
                                            

  "Prezado" Roberto Dinamite,

Desta vez sua incompetencia além de acabar com a, provavel, unica chance de modernização de São Januario matou definitivamente o idolo que levou anos para se formar. Como pode ser tão amador, paneleiro e omisso? Como pode alguem ter tantos "aliados" despreparados?, Como pode pode alguem ser a esperança de "dias melhores" na colina historica e disperdiçar esta oportunidade fazendo coisas tão abominaveis quanto seu antecessor?

Sei que estas minhas perguntas vão ficar para sempre sem respostas, assim como a ridicula entrevista coletiva que vc marcou, aonde voce falou, falou e falou e não disse nada de proveitoso. Mais de 30 dias de silencio e NENHUMA das palavras proferidas foi possivel tirar algo de util. Nenhuma satisfação pela falta de investimento em contratações de verdade, nada sobre a falta de agua, a saida dos "aliados", etc... Uma vergonha !!! 
A minha paciencia com sua gestão se esgotou faz tempo. Mas agora voce, e seus aliados, finalmente conseguiram o que queriam: Decepcionar toda a torcida que acreditou que vc seria nossa salvação do feudo que nosso clube tinha se tornado....mas que na verdade apenas mudou de dono. Voce merecia ouvir e ler um bocado de palavrões aqui, mas não quero e nem vou perder minha razão.  No jogo de ontem o Vasco não acertou nem a saida de bola. Até quando terei que aturar jogadores imbecis como Felipe Bastos, Jonas, Eduardo Costa, Pipico entre outras aberrações?
Poderia ficar aqui um dia inteiro escrevendo, mas tenho coisas mais importantes em minha vida para fazer.

Além da certeza que precisamos de uma terceira opção séria e competenta, fica também meu protesto que voce tome vergonha na porra desta cara e saia o quanto antes do nosso, não seu, C.R. Vasco da Gama.



 PAPO RETO COM O SERGINHO:
Vejo que vai começar aquela velha e chata discussão sobre Eurico x Roberto Dinamite.
O momento atual é muito ruim mas o antes tambem não era nada bom. Para quem não lembra, ou não querem ver, sugiro os seguintes "produtos" para matar as "saudades":

- Compra do DVD "Abedi Eterno";
- Tarde de autografos com: Vitor Boleta, Silvio Luiz, Morais e Erivelton;

- Palestra motivacional com o Dario Lourenço;

- Boneco miniatura do "Jegue" Luiz e do Ellinton(goleiro dos 7x2);

- Camisa retrô do Claudemir, Eduardo Luiz, Tadic e Valdir Papel;

- Copos com a caricatura do: Ygor Leozinho, Alemão, Ciro,  Diego e Tiago Maciel.



Comprem logo o de vocês hein

 

                                           

                                               

sábado, 22 de setembro de 2012

OS OUTROS CLÁSSICOS DO BRASIL - RIO-RITA




 
Rio-Rita é o apelido dado ao clássico da cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, entre o Sport Club Rio Grande e o Sport Club São Paulo que é realizado desde 7 de Novembro de 1910 ( 102 anos de confrontos).



“Leão do Parque”: A maior torcida da Cidade de Rio Grande

 

As 14 horas do dia 4 de Outubro de 1908, um grupo de 4 rapazes assistiam as novidades do futebol praticado por ingleses e alemães na cidade de Rio Grande, quando tiveram a idéia de fundar um clube popular e que foi incentivado pelo “sumiço” (Em um dos momentos do treino a bola escapuliu e foi parar nas mãos dos rapazes que logo trataram de escondê-la e a deram por perdida.) de uma bola  (artigo caríssimo na época) durante o treino que assistiam. Em um terreno a Rua Rheingantz, próximo ao Cemitério Católico, que pertencia a Companhia Auxiliar de Estradas de Ferro do Brasil, fundaram o Sport Club São Paulo.
Proprietário do Estádio Aldo Dapuzzo (capacidade de 10000 torcedores), Entre algumas de  suas principais conquistas temos o Estadual de 1933 em cima do Grêmio e os  28 Citadinos 



   


O “Vovô” do futebol brasileiro

 
Nascido no ano de 1900 e desde com a prática do futebol, o S. C. Rio Grande é o clube mais antigo em atividade do Brasil. Foi fundado por um grupo de descendentes de Albion, Alemanha, que superaram todas as dificuldades impostas na época (tudo era importado da Inglaterra) e começaram a praticar o esporte.  Sua primeira partida foi contra um time de marinheiros do Navio Inglês “NYMPH” que estava em visita pela cidade no ano de sua fundação.
O pioneirismo do “veterano” foi importante para o desenvolvimento do futebol no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1901 lançou o futebol em Pelotas, 1903 em Porto Alegre, que acabou ajudando na fundação do Grêmio, e em 1906 fizeram uma demonstração na cidade de Bagé.
Proprietário do Estádio Arthur Lawson (capacidade de 5000 torcedores), sua maior conquista no futebol veio em 1936 com o titulo de campeão estadual em cima do S.C. Internacional  de Porto Alegre, além da conquista de  16 citadinos.
    



Confrontos

 
No total de 252 partidas, o São Paulo leva grande vantagem sobre seu maior rival com 115 vitórias e 332 gols contra 75 vitórias e 233 gols do Rio Grande. O resultado de empate aconteceu em 62 confrontos


Curiosidades dos Clubes:

- As cores do São Paulo são uma homenagem a colônia portuguesa da cidade;

- o “Rita” do termo usado para definir o clássico utilizado pelo São Paulo surge de seu apelido, "Caturrita", numa menção a ave de penagem verde e, às vezes, vermelha, cores do clube;

- Desde sua fundação, o São Paulo nunca mudou de endereço. O Curioso é que uma parte do terreno foi cedido pelo seu rival S. C. Rio Grande;

- O São Paulo participou de três campeonatos brasileiros: 1979, 1980 e 1982 da primeira divisão e de dois da segunda divisão;

- Em 26 de dezembro de 1940, aconteceu a famosa partida, válida pela Taça Confraternização, em que São Paulo e Rio Grande teriam dividido a taça existem duas versões: Uma contada pelos dois clubes afirma que São Paulo, Rio Grande e Riograndense, os três times da cidade, disputaram a Taça Confraternização. Na final, deu São Paulo e Rio Grande, o clássico Rio-Rita. Após sucessivos empates, as equipes decidiram serrar o troféu. E a mais atual a pesquisa do jornalista Willy Cesar assegura que os empates sucessivos não aconteceram. Houve o Torneio Confraternização, com as três equipes, porém o São Paulo foi o campeão, com uma vitória e um empate no triangular. O clube resolveu cortar a taça e dar a metade ao Rio Grande em sinal de amizade ao co-irmão;

- Apesar de o S.C. Rio Grande ter sido oficialmente fundado em 1900, desde 1898 já se praticava futebol;

- Em homenagem ao pioneirismo, o dia da fundação do Rio Grande é também considerado dia nacional do futebol;

- Em 2000, como homenagem ao centenário do clube, o Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol para participar da 1ª divisão do Gaúchão. Esse campeonato recebeu o nome de "Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol".

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CURIOSIDADES DA BOLA - CLUBES DO BRASIL


             
Até que ponto essas curiosidades são verdadeiras eu não sei. Mas vale pela polêmica que elas levantam e as discussões calorosas e divertidas na roda com os amigos ou nas mesas dos bares pelo país, não é?


                                                       
   A A Ponte Preta /SP – Local  aonde  vários alunos do colégio Culto à Ciência, que praticavam futebol no bairro da Ponte Preta, sendo portanto o time mais antigo do estado. Até hoje a ponte que deu origem ao bairro e depois ao clube se encontra lá, apesar de mal conservada e pichada.


                                                      
   Botafogo de Ribeirão Preto /SP - Depois de consumada a união entre  três times da cidade de Ribeirão Preto, faltava escolher o nome do novo clube. Diz à lenda que depois de muita discussão e confusão, sem que se chegasse a nenhuma conclusão, um dos diretores declarou que  iria “botar fogo” em todos os documentos e que a fusão das equipes seria desfeita. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. 


                                                     

Atlético Clube Goianiense / GO- É um conjunto de homenagens: o nome do xará mineiro, a camisa vem do rubro-negro carioca e o escudo do tricolor paulista .


                                                        
Santa Cruz Futebol Clube /PE- O Santa Cruz se tornou tricolor quase que por acaso. Originalmente o clube seria rubronegro, mas como era proibido uniformes iguais e outra equipe já tinha feito a inscrição antes, o branco foi introduzido ao uniforme do tricolor Pernambucano e não saiu mais.


                                                  
Ferroviario Atletico Clube /CE- Que o nome é para homenagear os profissionais da rede  ferroviária isso ja esta na cara. Mas o fato curioso esta no escudo: Ao contrario do que possa parecer  foi o São Paulo que copiou o escudo do “ferrim”.


                                                    

  SC Internacional/ RS - Fundado devido à dificuldade de se encontrar em Porto Alegre um clube democrático para a prática do futebol, já que Grêmio era o clube das elites e que nunca abria seus quadros para os menos favorecidos. O nome Internacional tinha por objetivo identificar um clube em que todos poderiam jogar, independentemente de origem, raça ou status social.


                                                 
S C Corinthians Paulista /SP- Nome em homenagem ao clube inglês, Corinthians Team, que excursionava no Brasil com sucesso na época em que um grupo de espanhóis e italianos teve a idéia de fundar um clube.

                                               
S E Palmeiras /SP- Até a segunda guerra mundial era chamado de Palestra Itália e sua  fundação veio quando italianos ficaram "cansados de tantos espanhóis dando ordem no Corinthians" e resolveram assim, fundar o próprio clube.


                                              
C R Vasco da  Gama  / RJ- Apesar do nome homenagear ao famoso Almirante português que descobriu o novo caminho para as Índias,  a origem do clube é brasileira. Quando o futebol chegou ao clube em meados da decada de 1910  com a fusão feita com outros dois clubes da colônia lusitana aí sim vieram os portugueses.


                                 
C R do Flamengo/RJ - O seu departamento de futebol foi criado por atletas que sairam do Fluminense. E uma das exigencias feitas, sob a alegação de não "se misturar", pela diretoria da epoca era que o time de futebol não poderia utilizar o mesmo modelo de camisa do pessoal do remo (esporte de grande prestigio na epoca). Daí foi criada o modelo de uniforme  "papagaio de vintem" que anos depois foi abolido.  
                                               
                                            
                                                                                                                

                                              

BOTAFOGO F. C. / PB - O clube foi fundado em homenagem ao seu xará carioca e até meados da decada de 1970 tinha a camisa identica. Existem duas teorias conhecidas sobre pintar a estrela de vermelho: O presidente da época, torcedor apaixonado pelo São Paulo resolveu pintar a estrela de vermelho para homenagear seu clube de coração e a outra era que um radialista, Ivan Tomáz,  deu a sugestão para diferenciar do clube carioca e tambem lembrar a bandeira do Estado da Paraíba.

                                                
4 de Julho Esporte Clube /PI – Não é homenagem a independência dos EUA , mas sim a data de fundação da cidade de Piripiri no Piauí, aonde fica a sede do clube.
 















quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nem tanto ao céu...nem tanto a terra



Na noite desta quarta-feira, dia 4 de julho de 2012, o Corinthians pode se sagrar campeão da Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história. O título é motivo de frenesi por toda a torcida do alvinegro pelo país. No entanto, o estardalhaço da mídia em cima da partida com o tradicional argentino Boca Juniors atrapalha um pouco do instinto nacionalista nestas competições internacionais.

Basta pensarmos no que aconteceu a cerca de um ano atrás, quando o Santos de Neymar e Ganso levantava a Taça da América em uma partida muito esperada por todos os amantes do bom futebol. Não conheço muitos que secaram o time da Vila Belmiro no ano passado, pelo contrário, sei de muitos que ficaram grudados na tela da tv para ver excelente atuação da excepcional dupla santista.
Ok...É verdade que o ex-clube de Pelé já havia levantado o caneco outras duas vezes e já era a quarta final que disputara, mas em 2003 - ano da outra dupla de jovens talentos santistas: Diego e Robinho -  também sucumbiu para o adversário do Corinthians na noite de hoje.

Alguns irão dizer que em 2008 houve grande torcida contra o Fluminense, ou que nas edições anteriores Palmeiras e Vasco também sofreram pressão dos compatriotas que não gostariam que o título viesse para o Brasil. Mas em todos esses casos uma coisa era mais relevante, a rivalidade regional. Contra Fluminense se juntaram as torcidas dos outros três grandes do Rio de Janeiro, mas a comoção por um título inédito não chegou a incomodar os grandes de São Paulo, por exemplo.

Entendo também que a rivalidade em São Paulo seja muito maior e mais acentuada, além de que, quando se fala em Corinthians, toda loucura é pouca para definir o sentimento de seus torcedores. Mas acredito que o grande diferencial na comparação, em especial com o triunfo do Santos no ano passado, esteja ligado ao futebol que vem apresentando a equipe do Parque São Jorge. Enquanto o Santos de Neymar e Ganso restaurava a alegria de torcer pelo bom futebol, que teve seu auge nas equipes lideradas por Pelé e Garrincha nos anos 60, acentuando também o sentimento do brasileiro de ter de volta o futebol arte, o Corinthians do técnico Tite joga feio. Chegou a final da Libertadores invicto, com a melhor defesa da competição, vencendo quase todas as partidas pelo placar mínimo (1x0). Não que seu elenco seja fraco - o que não é. Mas chega ser covardia comparar as jogadas criadas por Emerson e Paulinho com o majestoso talento de Neymar e Ganso em 2011.

O futebol pragmático está na moda. Vide a seleção espanhola, que muitas vezes prefere cansar o adversário com seus toques burocráticos no meio de campo, do que partir para cima atrás do gol. Méritos ao Tite que soube armar uma defesa sólida e pode conquistar a América de maneira invicta esta noite.

Mas cá pra nós...o time do Corinthians joga em casa, é melhor do que o do Boca, mas os argentinos são danados quando se trata de final de Libertadores. Podem até perder hoje à noite, mas não vão entregar a taça fácil.

Um novo Maurício de Nassau

A chegada do holandês Clarence Seedorf ao Botafogo teve um destaque interessante aos olhos do blogueiro Márvio dos Anjos. Ele compara - dentro das devidas proporções, é claro - o jogador ao colonizador holandês Maurício de Nassau, que teve papel importante no desenvolvimento da cidade de Recife-PE, onde permaneceu durante alguns anos do século XVII. Vale a pena conferir http://globoesporte.globo.com/platb/marvio-dos-anjos/2012/07/01/seedorf-de-nassau/. Concordei plenamente sobre o aspecto de desenvolvimento do futebol brasileiro, ainda mais às beiras de Copa do Mundo.

sábado, 30 de junho de 2012

OS PECADOS DA BOLA


 


O jogador de futebol vive em um mundo muito longe da realidade. Nos dias de hoje um jogador “meia boca” de qualquer time não tira menos de R$ 3000,00. Esse mundo de ilusão e fantasia que o futebol oferece leva aos atletas a viverem de uma situação que eu chamo de “pecados da bola” e assim podemos descrever:

A prepotência é muito comum nos jogadores de clubes com a carência de suprir a torcida com grande ídolo formado no clube. O jogador mal faz cinco embaixadinhas ou faz um gol em uma partida e já recebe o título de craque, e o pior é que ele acreditando que realmente já é começa a mudar sua forma de agir, começa a cobrar posição de titular na imprensa. Outras manifestações da prepotência nos dias de hoje são relacionadas a bate bocas pela internet, discussões em boates, ofensas a clubes rivais a troco de nada e a certeza que sairá impune de blitz, cobrança de impostos, pagamento de alugueis e por ai vai.

Outra situação comum é a ostentação que é feita. Não que eu tenha alguma coisa com isso, mas é cada vez mais comum sabermos mais da vida extra campo dos atletas do que alguma grande atuação em nossos gramados. É muito difícil convencer que o seu instrumento de trabalho é o seu corpo e que ele precisa estar descansado para que possa desenvolver sua profissão. Nada impede que ele se divirta, mas como tudo na vida tem uma troca, é necessário moderar as baladas.

Fazia tempo que não se ouvia falar tanto em jogadores acima do peso como nos dias de hoje. A gula é um dos grandes pecados que atrapalham a vida de nossos boleiros pelo país afora. No cardápio dos atletas não falta nunca uma passada nas famosas churrascarias do nosso país e nem nas maiores redes de fast food que temos por aqui. Isso sem falar no consumo, muitas vezes exagerado, de bebidas alcoólicas e refrigerantes.

O pecado que mais incomoda os torcedores é o da preguiça. O já famoso “chinelinho” é aquele jogador que leva o triplo do tempo normal para se recuperar em um departamento médico e sempre tem diversas desculpas para justificar a demora no seu tratamento. A disposição no tratamento e muito inferior a dedicação para curtir a boa vida recebendo muitas vezes um salário exorbitante e que nunca receberia se o contrato fosse por produtividade.

Torcedor amigo, cabe a nossos dirigentes analisar o custo e o benefício de cada atleta e verificar junto com o marketing do clube se vale o investimento. Nos últimos anos dinheiro não tem sido problema para os grandes clubes do Brasil, uma pena que eles ainda continuam não sabendo gastar de uma forma correta.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Emoção em novas experiências


Confesso que não sou um amante dos tradicionais esportes norte americanos, tais como Football da NFL, o Basquete da NBA, nem mesmo o Baseball. Mas muito comprometido em adquirir novas experiências no esporte comecei a assistir com mais freqüência a programação da ESPN internacional. Ainda não sou capaz de definir se gosto ou não dos jogos da NFL, muito menos as partidas de Baseball - até porque pouco vi deste esporte - mas a NBA me deu uma surpresa muito positiva.

Iniciei tarde minha inserção nos jogos da liga americana de basquete. Por curiosidade, resolvi acompanhar as finais entre Oklahoma Thunder e Miami Heat. Nossa! Acho que estou sendo seduzido pela emoção que estes jogos me passaram. Ontem a noite, 19 de junho, o Miami fez 3x1 na série melhor de 7, jogando em casa. Mas todas as partidas entre as duas equipes foram de tirar o fôlego, decididas nos últimos minutos.

Na última disputa, o Miami perdia com uma diferença de 17 pontos no segundo quarto do jogo. Conseguiu tirar a diferença e manteve a partida praticamente empatada até o finalizinho do último quarto, quando conseguiu se aproveitar dos erros de marcação do time de Oklahoma para abrir uma vantagem mais consistente, fechando o jogo em 104 a 98. Uma emoção incrível, como já tinham sido as outras três partidas. E este último quarto ainda ganhou um tom de drama com o astro Lebron James ficando de fora do final do jogo por conta de câimbras.

Mesmo com as boas atuações de Kevin Durant e Russell Westbrook - este último fazendo 43 pontos, uma marca histórica de sua carreira - o Thunder não conseguiu superar a noite inspirada de Dwyane Wade e Mario Chalmers - ambos com 25 pontos anotados na partida.

Na próxima quinta, 21, as duas equipes voltam a se enfrentar às 22 horas, na American Airlines Arena, casa do Heat. O jogo já tem ares de decisão, visto que uma vitória do time da Flórida vale o título. Para reverter a série o Oklahoma Thunder terá que fazer história nas próximas partidas. Todas as vezes que uma equipe abriu 3x1 na série final jamais deixou o título escapar. No entanto, se levarmos em conta o nível dos últimos jogos fica díficil não acreditar que tudo é possível este ano na NBA. É pagar pra ver! Eu não vou perder por nada! O que me leva a crer que a NBA me conquistou de vez.

Campeonato Brasileiro

A última rodada do brasileirão mais uma vez mostrou a importância do mando de campo em uma competição longa de pontos corridos. Apenas o Internacional caiu em casa, e de virada, para o Botafogo. Quem fizer o dever de casa tem grandes chances de brigar por título...vamos abrir o olho!

O Vasco jogou pela primeira vez com o time completinho e foi tão incompleto que me deixou até na dúvida se estava vendo um jogo do líder do campeonato. Creio que a falta de ritmo de Dedé, a afobação de Cristovão em escalá-lo e a falta de comprometimento de Diego Souza acabaram por não atrapalhar muito a equipe de São Januário. Somou pontos fora de casa e manteve a liderança, mas tem que ligar o sinal de alerta para não perder o rumo no meio da competição.

Corinthians e Santos ainda estão em dívida com suas torcidas no brasileirão. Os dois clubes são escalam reservas por conta dos jogos da Libertadores. Até agora pouco fizeram. Ainda não venceram e correm o risco de passar pelo sufoco que o Fluminense passou em 2008 e 2009.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

OUTROS CLASSICOS DO BRASIL

Muito se fala sobre os principais classicos do futebol brasileiro, só que por diversos motivos alguns com o passar do tempo perderam sua importância ao longo do anos ou simplesmente foram esquecidos. Para relembrar aos mais antigos ou apresentar aos mais novos, periodicamente irei falar das partidas que despertam a paixão do torcedor da cidade pelo clube local e algumas curiosidades dos confrontos.
Hoje começarei falando do principal classico do interior do Estado do Rio de Janeiro: o "derby campista"

 

 
GOYTACAZ X AMERICANO- Clássico Campista

Considerado o principal clássico da cidade de Campos no Estado do Rio de Janeiro, Goytacaz x Americano também conhecido como “Goyta-Cano” ou “derby campista” já viveram seus momentos de glorias.


O mais querido da cidade


Proprietário do Estádio Ary de Oliveira Souza, o “Aryzão”, localizado na famosa Rua do gás e chamado de “o time do povo”, pois o Goytacaz é considerado o mais popular da cidade. Alguns dos ídolos do clube não são jogadores conhecidos, pois: Cebolinha, Otto Nogueira, Rondinelli, Gradim, Jarbas, Gerson, etc. são famosos no Norte do estado.

 

O glorioso do parque



Já o Americano é considerado o “time da elite campista” e dono do Estádio Godofredo Cruz. Além de ter títulos de maior expressão do que o rival (Brasileiro Serie B em 1987, Estaduais e Citadinos) e de melhores campanhas nos estaduais. O “Cano” ainda revelou para o futebol, jogadores como: Acácio, Didi (criador da “folha seca”), Odvan, Amarildo, Célio Silva, “super” Ézio, etc.

 


Em números, o confronto entre as duas equipes se mostra equilibrado com 43 vitórias para cada clube e também 43 empates.

CURIOSIDADES:
1) O Alvinegro é o time de coração do lendário presidente da Ferj, Eduardo Viana , o famoso "caixa d´agua" e pelo lado do alvi-anil, Tonico Pereira (ator global) reforça a torcida;

2) Os dois ultimos confrontos entre as equipes foram pelo brasileiro da serie B e cada clube venceu uma partida (1x0). Como alguns jogadores do Goytacaz se "contundiram" o jogo foi encerrado e o Americano ficou com a vaga.

3) Há mais de 18 anos que o Goytacaz não joga a seria A do Estadual do RJ. No ano que conseguiu a vaga, o torneio foi anulado na justiça;



Pela primeira vez em sua historia, o Americano é rebaixado. E com isso, caso o Goytacaz não conquiste o acesso para jogar a serie A, teremos em 2013 mais capítulos desta rivalidade centenária nos gramados campistas. O ideal seria ambos na Serie A em 2014 !!!!