sexta-feira, 25 de julho de 2014

A MARCA DO GÊNIO

                                          
                                   
                                    FONTE: Revista PLACAR



Aproveitando a oportunidade que a Copa 2014 nos trouxe em relação a quem foi melhor no embate Pelé x Maradona, busquei em meus arquivos um texto que fiz sobre Pelé que foi genial dentro e fora das quatro linhas. E compartilho agora com os amigos.

Como jogador, incomparável e usando sua marca um verdadeiro show de competência e sucesso. O nosso Rei do futebol é um grande exemplo de que uma marca pode chegar à maturidade e mesmo assim se renovar e ser destaque por muitos, o que no seu caso já passa dos cinqüenta anos. Não existe produto ou marca que tenha dado tanto retorno como Pelé deu ao senhor Edson Arantes do Nascimento.
Além da habilidade com a bola, outros fatores que contribuíram para deixar a marca ainda mais forte e inabalável:

- Pelé é uma das figuras mais conhecida no mundo. Em uma pesquisa realizada, seu nome foi um dos mais lembrados, perdendo apenas para o Papa João Paulo II, o rei do Futebol é mais conhecido e famoso do que diversas celebridades e chefes de Estado espalhados pelo mundo. Ainda de acordo com o site da CEV[1][1]: “A International Advertising Association, arriscou-se a comunicá-lo que seu rosto é imbatível em número de aparições em peças publicitárias em todo o mundo, dando-lhe, informalmente, um atestado de “Garoto-Propaganda do Século””;

- Além de ser a pessoa mais conhecida no mundo, no Brasil a imagem de Pelé é associada a: saúde, sucesso, simpatia e riqueza de acordo com Paulo Nassar, diretor-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial;

- Devido sua fidelidade às marcas, Pelé sempre passou confiança as empresas que exploram sua imagem, que Quando vinculada a um produto existe um crescimento na vendas (segundo o instituto Datafolha. “A presença do Pelé em um filme publicitário alavanca o recall em no mínimo 20%”) e também o fato que ele sempre cumpriu seus contratos até o final;
 - O “Café Pelé” é uma das marcas mais vendidas na Rússia;
 - O “Brasil Econômico”[2] cita ainda dados do Corriere dello Sport, segundo o qual Pelé ganha US$ 18 milhões por ano emprestando sua imagem a produtos, na mesma faixa de Lionel Messi, da Argentina, e Kaká, que ainda jogam futebol.

Meus amigos fanáticos, se eu for ficar aqui falando de todos os benefícios que a marca Pelé agrega para a divulgação e venda de um produto, com certeza chegarei bem perto da marca do milésimo benefício que as empresas irão ter. Fica também o exemplo para os novos jogadores de: profissionalismo, respeito com os fãs e com os patrocinadores. Dentro e fora dos campos, Pelé é um gênio e isso não tem o que discutir.
  
PAPO RETO COM O SERGINHO

1)    Pelé é extraordinário em quase tudo, mas concordo com Romário quando ele disse que “ele calado é um poeta”;

2)  As duas únicas coisas que Pelé e Maradona tem em comum é o fato de terem renegado a paternidade e o fato de falarem merda. No restante Pelé é disparado melhor. Maradona fica uma "carreira" de distância.

3)  Sou fã do FUTEBOL argentino. Mas abomino os argentinos que fizeram insultos racistas ou xenofobia da mesma forma que não gosto do babaca daqui da região sul/sudeste que desrespeita o negro e o nordestino...




[1][2] www.brasileconomico.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário