quarta-feira, 23 de julho de 2014

RECORDAR AINDA É VIVER


Os clubes brasileiros vivem um momento diferente. Com a escassez de grandes jogadores, promessas indo cada vez mais jovens para a Europa e a conseqüente queda de qualidade dos grandes times do Brasil, os torcedores cada vez mais se apegam ao passado de glórias e conquistas antigas dos clubes. Para reverenciar esse passado de títulos e ídolos, as Camisas “Retrô” se tornam a grande moda do momento.
Criando uma linha exclusiva de produtos para seus ídolos, que ainda se encontram vivos, o Botafogo F.R. saiu na frente e vem periodicamente homenageando seus craques do passado como: Nilton Santos (camisa recordista absoluta de vendas), Paulo César Caju, Jairzinho, Mendonça e mais recentemente Maurício (autor do gol do titulo estadual de 1989 depois de 21 anos de espera). Além do bom retorno financeiro, os novos alvinegros passam a ter uma referência maior sobre o passado do clube.
Alguns clubes e suas fornecedoras preferem fazer referencias a seus grandes times que foram montados na história. A nike fez isso com o C. R. Flamengo e o S.C. Corinthians e jogaram com camisas que levam os mais velhos a relembrar o seu passado recente, o primeiro usou o uniforme que homenageava o time de 1981 (auge do clube) e atualmente um modelo relacionado ao que o clube usou na década de 1970, já o segundo teve o lançamento da réplica da camisa de 1977 ( fim do jejum de títulos) e de outro modelo relacionado ao da década de 1980. No ano de seu centenário, o Atlético reeditou modelo de antigos uniformes e vem jogando com ele em diversas partidas no campeonato Brasileiro deste ano. 


 FONTE: globoesporte.com


Apenas para relembrar o passado, muitos clubes lançam as suas réplicas. O São Paulo possui um kit com os três modelos de camisas usados nas conquistas das duas Copas Toyota e no Mundial da FIFA. O Grêmio F.B.P.A. possui uma camisa que homenageia o time de 1983 e o C.R. Vasco da Gama possui diversas camisas entra elas, a que homenageia os times de 1948 e a replica da camisa que Pelé usou em alguns amistosos no clube em 1957. Já o Fluminense F.C. relançou na época de seu centenário o seu primeiro modelo de camisa que nada tinha haver com as atuais cores do clube.
Hoje temos também graças a internet como relembrar ou até mesmo conhecer grandes times de clubes estrangeiros. Em diversos sites você pode ver a réplica da camisa que Maradona usou no Napoli, a camisa do time do Ajax tri campeão da Europa, a camisa do Milan de Gullit e Marco van Basten , times Sul Americanos como River Plate, Boca Juniors e Peñarol tem suas camisas também facilmente encontradas alem das seleções como Brasil, Uruguai, EUA, Cuba, URSS , Argentina, etc. Eu só não sei esse elas são reconhecidas e licenciadas, a conferir.


A moda Retrô ganha uma força cada vez maior. O brasileiro sempre chamado de um povo de “memória curta” e que não reconhece seu passado, vem se interessando cada vez mais em resgatar os grandes momentos dos clubes e semeando assim nas novas gerações de torcedores uma esperança de que os bons tempos podem voltar, e assim manter vivo o amor pelos clubes por mais uma geração.


Uma ótima semana para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário