quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bons frutos que ainda precisam amadurecer



A primeira coisa que me veio a cabeça quando começo a pensar na Seleção Brasileira e nas suas últimas atuações são as bananas. Mas não pelo lado pejorativo da expressão. Não acho que Neymar e Cia estão sendo omissos em campo, pelo contrário. Penso nas bananas pois lembro de uma situação que vivia constantemente, quando criança. A banana é uma fruta muito saborosa, mas a questão é que mesmo quando ela parece estar madura (com a coloração plenamente amarela), as vezes ela ainda precisa esperar um pouco para ter o sabor ideal.

Na escursão dos comandados de Mano Menezes aos EUA e a Alemanha, o que pode se ver é uma equipe muito jovem, porém bastante talentosa. Contra Dinamarca e os filhos do Tio Sam, o que vimos foi um time que jogou com alegria e personalidade reascendendo o espírito de torcedor que muitos brasileiros já haviam deixado para trás. As boas atuações do jovem Oscar, além do volante Sandro e do lateral Marcelo mereceram realmente muito destaque. Mas por que então contra o México tudo isso veio abaixo?

A reposta é simples. Nossos garotos ainda precisam amadurecer. Oscar já é um grande meia de armação, mas ainda precisa ganhar mais experiência para conseguir organizar um time contra fortes defesas, como a imposta pelos mexicanos. Assim como nossa dupla de zaga também precisa ser mais consistente, para evitar penalidades bobas como a que resultou no segundo gol da última partida. O próprio Neymar, tido como grande ídolo nacional e que costuma nos encantar jogando pelo Santos, ainda não conseguiu encantar com a camisa amarelinha. O que falta a esse time é apenas talento e paciência. Esta última que foi o que faltou ao craque santista para não cometer o ato de fúria sobre os zagueiros mexicanos.

O mesmo aconteceu com o goleiro Rafael, bastou fazer duas boas defesas para que todos dissessem que ele justificou sua convocação. Bom, a verdade é que Rafael é um bom goleiro, mas ainda é fraco em seu posicionamento e nas jogadas aéreas. Coisas que podem ser corrigidas com o tempo e a experiência. Outro que pode ajudar muito a seleção é Lucas. O jogador está sendo mal escalado e se isso não bastasse, a imprensa também o julga tímido demais para desempenhar o papel de protagonista com a camisa amarela. Acontece que na cabeça de Mano Menezes ainda não parece ser possível montar um time com Lucas e Neymar atuando um em cada lado do campo, uma pena.

Mas creio que todos aqueles que se mostraram mais animados com a Seleção Brasileira, mesmo fora da época de Copa do Mundo - algo muito raro em uma seleção que parecia estar fadada a perder de vez a identificação com o povo brasileiro - podem ficar despreocupados. Esta equipe tem tudo para chegar bem às Olimpíadas de Londres e até trazer o ouro. No entanto, o mais importante é que uma forte base está sendo montada para a Copa de 2014, e isso é uma realidade. Embora alguns meninos da nossa seleção já pareçam bem maduros e experiêntes, assim como as bananas amarelas, ainda precisam esperar um pouco mais para poder mostrar todo seu talento. Mais um teste para eles será no próximo sábado contra a Argentina do poderoso Messi. Caso vençam, pode virar oba-oba, mas se perderem vão aprender muito. Agora fiquei na dúvida pelo o que torcer...Ahh sim..pelo bom futebol!

Jogando Limpo?

Ronaldinho largou o Flamengo da mesma maneira que chegou ao clube: causando confusão. O jogador já tinha sido desleal com o Grêmio por ter feito leilão do seu passe. Se ele queria a melhor proposta que tivesse sido justo, e não malandro, ao negociar com os dois clubes ao mesmo tempo. Para piorar tudo o ex-melhor do mundo largou o rubro-negro e dias depois já treinava no Atlético-MG. Dá para acreditar que essa negóciação surgiu do dia para noite?

Nenhum comentário:

Postar um comentário