quinta-feira, 31 de maio de 2012

AFINAL, QUANTO VALE UM ÍDOLO?




Ronaldinho Gaúcho acaba de deixar o Flamengo, que buscava no jogador vender camisas e a conquista de excelentes contratos de patrocínio para a equipe. Para o torcedor em geral, ficou a ilusão de  contratar o mesmo jogador da epoca de Barcelona. Depois de todo "oba-oba" no inicio, acho dificil algum rubro-negro sentir saudades do dentuço. Esta situação ocorrida hoje, me faz lembrar de um questionamento: Quanto vale um idolo do futebol? Qual seu grau de compromentimento com o novo clube? 
Nos últimos anos, é cada vez mais comum o retorno de grandes ídolos para o nosso futebol. Mas até que ponto vale à pena investir fortunas abrindo mão de montar um elenco mais equilibrado para o longo da temporada?  O que vale mais: Títulos de expressão ou venda de produtos do craque associado ao clube?  Essas são perguntas que somente nossos dirigentes poderiam responder.
Alguns jogadores retornam do exterior com as condições físicas para lá de duvidosas e muitas vezes depois de uma série de frustrações devido à falta de comprometimento e ao numero grande de polêmicas. Suas saídas noturnas têm mais destaque do que o seu desempenho nos campos de futebol, o que prova que é inviável, com raríssimas exceções, que abusar na noite reflete diretamente no comportamento do craque no campo de jogo. Retornando ao Brasil, insistem em manter a rotina e acabam se desgastando com os torcedores e frustrando os planos de arrecadação e marketing que o seu clube tinha elaborado com ele. Uma forma de brecar seria alem de pagar o salário em dia, colocar clausulas no contrato que punam a falta de profissionalismo, que eu não sei por que os clubes daqui só adotam, quando o fazem, com jogadores com a qualidade para lá de duvidosa.
Visando quitar dívidas antigas com seus ídolos, muitos clubes negociam com os antigos ídolos um retorno para que o valor devido seja pago. Só que na maioria dos casos o jogador já esta na fase final de sua carreira, ou seja, não rende mais o que poderia e recebe um salário de padrão europeu, que acaba complicando todo o orçamento para o período do contrato. Será que é difícil criar ações como uma linha de produtos que sua renda ajude a quitar a dívida? Qual a dificuldade em se desenvolver um trabalho que exija mais dedicação do que simplesmente criar novas dívidas para pagar as antigas?
Não posso ser injusto, alguns ídolos recebem diversas propostas, mas retornam ao clube em que se destacou ignorando outras ofertas. Independente da idade e do salário que irão receber, de uma forma geral uma fortuna, eles se tornam a referência da equipe e auxiliam aos mais jovens, alguns abusam da noite, mas o desempenho no campo é inquestionável. Esses jogadores fazem parte, infelizmente, de uma minoria que está cada dia mais difícil de encontrar nos estádios de futebol no Brasil e no mundo.
O ídolo é importante em nossas vidas. No caso do futebol ele é importante para que se criem novas gerações de torcedores que futuramente estarão indo aos estádios e participando da formação continua de jogadores que, felizmente, o Brasil tem muita facilidade.

PAPO RETO COM O SERGINHO: 

1) Quem gosta do clube somos nós torcedores. Se engana, e muito, quem acha que o jogador tem amor...pois eles gostam mesmo é de dinheiro e vida que segue;

2)  A situação dos nossos clubes acaba os deixando nas mãos de empresarios que pensam apenas no lucro. E sempre quem fica na pior é o torcedor.

3) Amigo rubro-negro: Você faria qualquer tipo de negócio com o "leiloeiro" Assis?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

LENDAS E VERDADES SOBRE O ENGENHÃO



                              

Muito se especula sobre os pequenos públicos que de uma forma geral acompanham aos jogos no Engenhão. Dentre as diversas justificativas, falam desde a distância até a falta de local para deixar o carro, existem também outros fatos que não são citados que se fossem feitos poderiam melhorar, e muito, o público presente.
Uma das coisas que ficaram de certa forma esquecidas é que na época em que a prefeitura iniciou sua construção era que constava no projeto a criação de viadutos, alargamentos de ruas, estacionamentos amplos (sim, o estádio tem estacionamento... mas não no tamanho ideal) nos arredores no estádio. A pressa de construir o estádio somado ao famoso e insuportável “jeitinho brasileiro” fez com que o estádio ficasse “encaixotado”, pois diversos imóveis que deveriam ter sido removidos não foram e com o aumento no numero de carros, o transito na região se torna caótico.
O transporte público que serve a região não é tão ruim. Existe uma estação de trem, que faz baldeação com o metrô, que deixa o torcedor na porta, sem falar das muitas opções de ônibus que quando não deixa nas proximidades, o torcedor anda no máximo uns 250 metros (10 min ou menos de caminhada) para chegar.  Se o Estado tivesse feito sua parte da forma correta, as opções de transporte coletivo seriam melhores.
O estádio fica em uma região próxima a dois grandes shoppings e a 2 hipermercados, só que mesmo assim nunca foi elaborado algum tipo de parceria para incentivar aos clientes/torcedores para que os shoppings complementem o entretenimento que se inicia na partida de futebol, tendo continuação fazendo compras ou na praça de alimentação.
Não podemos esquecer de um fator que atinge diretamente ao bolso do torcedor: o preço abusivo dos ingressos. Com a desculpa de que é uma forma para combater a máfia das carteiras de estudante e equilibrar os altos custos que o futebol profissional possui, é comum o público ter que desembolsar R$ 30, R$ 40 muitas vezes para assistir partidas contra times médios ou pequenos, sem falar refrigerante e guloseimas com valores abusivos, que não vale o valor investido no ingresso. Poderiam se elaborar os preços de acordo com a importância do jogo criando dois ou três tipos de preços de ingresso (clássicos, médios e pequenos), adotando assim um preço justo.
Muito se fala da situação do Estádio João Havelange, mas enquanto o Botafogo F.R. e a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro não se acertarem do que cada um tem que fazer para que o estádio funcione plenamente, ele vai continuar correndo risco de se tornar um “elefante branco” depois das olimpíadas de 2016 aqui no Rio de Janeiro.



PAPO RETO COM O SERGINHO:

 1- Que Ronaldinho Gaúcho não esta jogando rigorosamente nada todos sabem, mas tentar colocar na conta dele toda culpa pelo empate com o Internacional  é "tapar o sol com a peneira";

2-  Com a saída de Kim, o Vasco acaba de ganhar seu primeiro reforço;

3- Pela Copa Santander Libertadores da America, o Fluminense perde a chance de se classificar no ultimo minuto e o Vasco  é eliminado, apos bizarrice de Diego Souza, nos instantes finais. Agora é pensar no campeonato brasileiro, pois "quem cai de pé" corre o risco de quebrar a coluna !

4- Tudo bem que ainda estamos na segunda rodada, mas o  poder de reação do Botafogo  e o volume de jogo demonstram que o time pode dar trabalho ao longo da competição;

quarta-feira, 23 de maio de 2012

HAJA CORAÇÃO !



                                                            TESTE PARA CARDIACOS 

Hoje será uma quarta-feira de fortes emoções, um verdadeiro teste para nervosos e cardíacos. Na busca da vaga para as semifinais da Copa Libertadores da América, tricolores e vascaínos precisarão de nervos de aço, inteligência e muita competência para seguirem adiante no torneio mais importante da América do Sul.




 Mesmo jogando no Rio de Janeiro, o Fluminense vai precisar não apenas reverter o placar do primeiro jogo, mas também a ausência de cinco titulares logo mais no Engenhão. “Abelão” vai ter que mexer muito com os brios de sua equipe em sua palestra para que todos entendam que é possível sim reverter o resultado e eliminar o temível adversário argentino. É bom lembrar que a Boca Juniors é um clube que melhor joga sobre pressão e com certeza fará muito uso desta habilidade para carimbar sua vaga nas semifinais contra o vencedor da partida entre Universidad do Chile e Libertad do Paraguai. A "benção de João de Deus " será muito bem vinda neste desafio para a equipe das laranjeiras


Em sua partida no Pacaembu, o Vasco conta com o fato de ter feito boas atuações fora de seus domínios e fica então a expectativa de uma grande partida contra o Corinthians.  Apesar de ambos os clubes terem mantido os seus elencos, o gigante da colina não tem repetido as grandes atuações do ano passado e ainda por cima vem jogando com um esquema excessivamente defensivo. É difícil não só para o torcedor, mas para os estudiosos e profissionais da área entender como Cristovão abre mão do talento em troca da destruição e também se jogadores como Diego Souza irão despertar e jogar tudo o que sabem em prol do elenco.

 
PAPO RETO COM O SERGINHO:


1)      Por que todo lance em favor do Vasco cria-se polêmicas?
2)      A sensação que eu tenho é que se um dia nossos clubes receberem 500 milhões cada de verba, eles irão terminar o ano devendo 100 milhões;
3)      Tudo bem que jogue com reservas na véspera de jogos importantes. Mas o preço do ingresso poderia também ser menor né?
4)      Parabéns para Herrera que fez valer sua vontade e não ficou bajulando a Rede Globo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Batalha de nervos

Na última semana me chamou a atenção o texto do apresentador e jornalista André Rizek, do Sportv, onde o mesmo relatava a capacidade do time do Botafogo de amarelar em momentos decisivos. Pois bem, de certa maneira concordo com ele. O glorioso tem montado bons times (não elencos), continua esbarrando na falta de garra para decidir.
Depois da belíssima campanha do primeiro turno no Brasileirão de 2007, o Botafogo começou a procurar jogadores que fossem mais emoção, mais coração em campo. Até por esta razão a vinda de um atacante argentino e um uruguaio, além do zagueiro Ferrero (também argentino), que já compunha o elenco em 2008.


No entanto, nem mesmo a chegada destes jogadores solucionou o problema. Embora em 2010 o Alvinegro tenha vencido o carioca sem a necessidade de uma final, ganhando os dois turnos, depois de ser assombrado por trez vice-campeonatos seguidos para o rival Flamengo, o time da estrela solitária não rendeu bem no Campeonato Brasileiro, muito menos na Copa do Brasil. Nesta última, foi eliminado nos últimos dois anos por clubes menos tradicionais, e sempre jogando no Engenhão.
De fato, é para se estranhar que um time que normalmente apresenta um futebol bonito, vistoso e com bons jogadores em campo, como Maicosuel, Renato e até o atacante Loco Abreu, não consiga emplacar uma campanha consistente na competição nacional, que por ser no sistema de pontos corridos, privilegia a regularidade.
Foi exatamente isto que me chamou a atenção neste final de semana. Um time entrando em campo para fazer a estréia no campeonato mais importante que está disputando no ano, mas sem coração para decidir. O Botafogo parecia entrar em campo para cumprir um compromisso, e apenas isso. Uma equipe derrotada. Aparentemente dominada pelo abatimento de ter sido eliminada da Copa do Brasil e ter sofrido uma goleada na final do Carioca. A partida parecia fácil para o São Paulo. E foi exatamente o que se refletiu em campo, com o são paulino Lucas dominando e envolvendo o meio campo alvinegro.
Contrariando a lógica, Oswaldo de Oliveira tirou a referência do ataque para colocar um jogador com mais coração: o esforçado e incansável Herrera. Deu certo!
O atacante entrou e mudou completamente o jogo, trouxe mais emoção e vibração para a equipe da estrela solitária ter forças para virar a partida. A virada, inclusive, surgiu dos pés de um dos poucos jogadores que já vinham mostrando muita vontade desde o início do jogo. O meia Vitor Junior corria bastante e não tinha medo dos zagueirões adversários. Foi, de longe, o jogador que mais queria vencer a partida.
Fim de jogo e o Botafogo parece ter ressurgido para entrar no Brasileirão 2012 com alma renovada. O problema é saber até quando vai durar esse fôlego do time alvinegro. Se jogar o campeonato que jogou no ano passado vai ser forte e incomodar entre os primeiros até a última rodada. Mas precisa ter a gana de vencer e mostrar raça para alcançar os objetivos. O elenco não é tão forte quanto o dos outros grandes clubes, mas tudo vai depender de manter a cabeça no lugar para brigar entre os grandes. Se acertar a cabeça, o Botafogo pode sim chegar a ser campeão pela primeira vez nos pontos corridos. Caso se perca de novo, precisa começar a se preocupar para não ficar entre os últimos colocados.

Papelão

Dando uma exibição de como não se deve portar um profissional de mídia, o repórter Marco Aurélio Souza, do canal Sportv, chamou o atacante Herrera de "Babaca", por não querer pedir música ao final da partida. E não satisfeito pela lambança que fez, em nova demonstração de orgulho besta, após a polêmica apagou o texto de seu twitter por uma nova mensagem descabida: ""Liberdade. O jogador tem o direito de não pedir música. Liberdade. No meu twitter, escrevo o que bem entender", escreveu o repórter.

Me parece no mínimo muita arrogância sequer se preocupar com o relacionamento com um jogador de futebol, que é, nada menos, que o material de trabalho do repórter esportivo. O Herrera tem todo o direito de não pedir música, assim como o repórter tem todo o direito de escrever o que quiser no Twitter, se nenhum dos dois ofender ninguém com sua atitude. Para completar ainda acho que o jogador do Botafogo foi educado e não distratou ninguém em sua resposta na entrevista. Se fosse o Abreu daria o que falar hein...

Mais papelão

Fluminense e Corinthians mostraram um tremendo descaso com o Brasileirão em sua estréia. Além de entrar com times mistos (no caso do Flu, porque o Corinthians entrou todo de reservas), os dois times apresentaram uma atuação lamentável na partida. Sorte para o tricolor carioca que sai da rodada ao menos com três pontinhos.

Que orgulho

Por outro lado, dá gosto de ver o time do Internacional em campo. Isto por conta do belo trio Dátolo, Dagoberto e Leandro Damião. Os três deram uma aula da entrosamento no segundo gol do Inter sobre o Coxa. É bonito ver esse time jogar junto. Coincidência ou não, o Dorival Junior não era o Técnico do Santos quando os meninos da Vila começaram a se destacar? Olho ligado no Inter!

sábado, 19 de maio de 2012

O Teimoso Tira-Teima

Na última quarta-feira, 16, Vasco e Corinthians fizeram uma partida bastante disputada em São Januário, mas não conseguiram mexer no placar do jogo que vale vaga nas semifinais da Copa Libertadores da América. No entanto, o 0x0 acabou saindo polêmico graças à um lance muito complicado que poderia ter deixado o Clube da Colina com vantagem no marcador. E conhecendo bem os amigos vascaínos, sei que devem ter xingado a mãe do Sr. Alessandro Rocha Matos (bandeirinha) por bastante tempo.

Como se não bastasse a tradicional discussão do olhômetro dos torcedores, o lance de impedimento do atacante vascaíno foi tão milimétrico, que resultou em uma discordância entre as emissoras que trasmiteem os jogos: a Rede Globo e a Fox Sports. A primeira adiou o tira-teima (talvez por ter dificuldade em definir com precisão o lance), enquanto a Fox critiva a decisão do árbitro Sandro Meira Ricci de anular o tento cruzmaltino. Tanto Carlos Eugênio Simon quanto Arnaldo Cezar Coelho, comentaristas de arbitragem, acreditavam que o gol teria sido legal.

A esta altura começava a se maquinar a teoria da conspiração em que a arbitragem favorecia o Corinthians e aquele papo todo. Para piorar ainda mais, internautas começavam a divulgar uma imagem de um suposto tira-teima da Fox Sports onde Alecssandro aparecia em posição legal, com a alegação de que a Rede Globo também estaria favorecendo o clube paulista.



No fim da tarde de quinta-feira, 17, a Fox Sports divulgou uma imagem em seu site oficial, mostrando que o jogador vascaíno estava com uma perna um pouco mais adiantada do que o jogador corinthiano, admitindo o impedimento. Todavia, a Globo já havia preparado um tira-teima super detalhado, mostrando o acerto da arbitragem da partida, inclusive, evidenciando como funciona todo o processo virtual que compõe o artifício para resolver as complicações da partida. Em resumo, a poderosa emissora mostrou que tem know-how para coisa.



Não acredito muito nestas teorias da conspiração. É lógico que todos temos na mente o Brasileirão de 2003, vencido pelo Corinthians, mas que teve muita confusão por conta do escândalo do apito. Além de todos termos em mente que Flamengo e Corinthians são as duas grandes potências de audiência para as emissoras de televisão. Mas ainda continuo achando muito pretensioso atribuir as falhas dos clubes em campo em um jogo de poderes dos veículos de comunicação.

Fator caldeirão

Não foi uma boa semana para os brasileiros na Libertadores. Fluminense e Santos viajaram para a argentina e acabaram cedendo a vitória para os hermanos. Ambas as partidas foram decididas apenas por um gol de diferença, mostrando certo equilibrio. Mas não é de hoje que os clubes argentinos mostram que sabem armar o caldeirão. O mando de campo é algo fundamental nas fases decisivas de qualquer competição e Boca Juniors e Velez mostraram que sabem fazer o dever de casa. Além de vencer, os argentinos não sofreram gols, o que obviamente pode dificultar as coisas para os clubes brasileiros na próxima semana. Mediante tudo, ainda aposto em Fluminense e Santos para a próxima fase. Aqui a coisa é diferente!

O Brasileirão vem aí!

Hoje começa o Brasileirão 2012. Já preparou seu time do Cartola F.C.? Tudo pronto para acompanhar a maratona de jogos? O Flamengo pega o Sport na Ilha do Retiro às 18:30h. O Rubro Negro vai voltar de férias já tendo que mostrar serviço. Hoje tem também Palmeiras x Portuguesa e Figueirense x Náutico.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

DO CALDEIRÃO À ENCICLOPÉDIA



COM A BENÇÃO DE SÃO JANUARIO
 

 

Hoje é dia de fortes emoções para o torcedor vascaíno. Às 22 horas desta quarta-feira dia 16 maio de 2012 o gigante da colina entra em campo para começar a decidir o seu futuro nas quartas-de-final da Copa Santander Libertadores. Tem tudo para ser um grande jogo de futebol e não descarto uma vitória convincente em cima da equipe paulista mesmo com as dificuldades que o time apresenta ao longo das partidas. O motivo da minha confiança? Explico agora:

  • Cristóvão não é nenhum primor de técnico, mas o elenco esta fechado com ele e com isso tira forças, sabe-se deus de onde, e busca sempre superar na raça e na vontade quando falta a técnica;
  • Alecsandro tem estrela. Em jogos decisivos o camisa 9 costuma ressurgir e contribuir para a melhora do time;
  • Nas duas ultimas partidas, o setor de meio de campo jogou bem, o que em uma reta final de competição pode ser decisivo caso mantenha o nível de atuações. A zaga, que sem Dedé, vem falhando muito, mas com a proteção na frente funcionando bem a situação melhora;
  • A velocidade de Fagner e Eder Luiz são os maiores diferenciais dos ataques do Vasco;
  • A torcida do Vasco esgotou os ingressos. E quem conhece bem o Estádio de São Januário sabe que a pressão é enorme. Só resta a galera ter paciência e jogar com o time os 90 minutos...ai sim o bicho pega !!!!

A imprensa paulista já da como certa classificação corinthiana para as semifinais da competição. Faz lembrar e muito quando em 1998 os cruzmaltinos foram jogar contra o River Plate no Monumental e mesmo assim saíram classificados. Tudo bem que o Vasco de hoje não é quase nada do outro, mas o time do Parque São Jorge não é nenhum timaço como tentam passar diariamente.  Libertadores nem sempre o favorito vence, e ainda por cima pode passar vergonha. VAMOS  VASCO !!!! 

 



PARABÉNS NILTON SANTOS

 
 

Seria uma falta de respeito não só com a história do futebol mas tambem com os apaixonados pelo esporte mais popular do nosso país terminar a coluna sem falar de um dos maiores jogadores de futebol que ja tivemos não só no Brasil, mas no mundo no dia de seu aniversario. Parabéns para a "enciclopédia do futebol" (apelido herdado devido sua grande habilidade) e para o torcedor botafoguense que teve o privilégio de tê-lo como seu grande jogador que encantou á todos sem importar o time de coração, como no caso do meu velho e saudoso pai que o tinha como um dos seus idolos no futebol. 







terça-feira, 15 de maio de 2012

Campeões Estaduais sem surpresas

Parabéns aos campeões estaduais! Santos, Fluminense, Inter, Altético-MG e todos os demais clubes que ergueram mais um trófeu neste final de semana e começam o ano com o pé direito. Mas particularmente os títulos destes que citei receberam uma atenção um pouco maior de meus olhares neste final de semana.


No Rio o Flu já vinha garantido

Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C

O Fluminense entrou em campo muito seguro de que dificilmente um desastre iria acontecer no Engenhão. Os jogadores pregaram o discurso de respeito ao adversário (Botafogo), mas já sabiam que bastava não ceder à pressão no início do jogo que estariam com as mãos na taça. E foi exatamente o que aconteceu. O Botafogo partiu para cima do tricolor nos primeiros minutos mas foi só isso. O time treinado por Oswaldo de Oliveira veio bem mais arrumado do que na última quarta-feira, quando foi derrotado pelo Vitória-BA (e eliminado da Copa do Brasil), mas mesmo assim nem sequer ofereceu perigo ao clube das Laranjeiras.

Alias, ao Botafogo tem faltado muita objetividade no setor ofensivo. As oportunidades de gol surgem bastante, no entanto o time parece preso à bola áerea, o que limita muito o poder do time. Maicosuel entrou nervoso no jogo, mostrando que queria muito vencer, mas foi só vontade mesmo. Abel braga sabe armar uma defesa com consistência e não teve muito trabalho para manter a vantagem. Até mesmo porque Rafael Moura, um dos poucos tricolores que pareciam não se contentar com o empate, lutou bastante e fez o gol que tanto queria dedicar à mãe. Com 1x0 no placar, só faltava beijar a taça.

Porém devo destacar boas atuações dos goleiros Jefersson e Diego Cavaliere, que fizeram grandes defesas durante o jogo. Com uma ressalva negativa para o arqueiro tricolor, que queria atrasar o jogo no meio do primeiro tempo (Rapaz, tinham 3 gols de vantagem e o jogo tava 0x0. Tenha paciência ne?). Outro destaque negativo fica por conta do Sr. Marcelo de Lima Henrique. Árbitro FIFA, xodó da FERJ, mas que vira e mexe faz umas lambanças. Nessa final o estrago nem foi tão grande (até porque não dava para fazer muita coisa em jogo morto). Mas que ele não deu um penalti descarado do Gum e deixou a porrada comer no jogo, isso ninguém pode negar.

Em terra de Neymar, príncipe é Rei absoluto

 Foto: Nelson Almeida/AFP - site lancenet.com.br

O Guarani até tentou complicar um pouco mais o tricampeonato do Santos, mas o esforço do Bugre só serviu para valorizar ainda mais a belissíma atuação do atacante-estrela da equipe da Vila Belmiro. Neymar mais uma vez fez chover, trovejar, relampejar e tudo mais que teve direito. O garoto não tomou conhecimento de nenhum zagueiro adversário e deu um show aos torcedores do Peixe. Parabéns ao Santos por um título incontestável. E se tudo permanecer assim na Vila, Rumo ao tetra!

No sul a tradição é fortissíma

Foto:Edu Andrade/Agência Freelancer - bol.com.br

O Caxias até assustou. Saiu na frente e tinha tudo para complicar a vida do Colorado, que ainda parecia sentir a ressaca da eliminação da Libertadores no meio de semana. Mas o Inter é um clube de muita tradição e conseguiu dar a volta por cima. Leandro Damião mais uma vez foi decisivo e marcou o gol do título. Mais uma jóia preciosa e com muita personalidade. Foi emocionante ver o mesmo jogador que saiu cabisbaixo do Engenhão na quarta-feira, sair comemorando um título disputadissímo.

Galo forte e brigador

Teve gente que já tava duvidando que o Atlético-MG pudesse passar pelo América-MG e se sagrar campeão invicto do Mineiro. Até mesmo por conta da figura do Técnico Cuca, já marcado por suas questionáveis decisões em finais de campeonato. Mas o Galo mostrou que tem um time forte e brigou até o fim, goleando o América por 3x0 e levando o título para casa. Resta agora ver se o Cuca afastou de vez esse estigma de perder decisões ne?

O Carne tá de olho!

Fluminense e Boca Juniors vão fazer um jogão nesta quinta! Com toda certeza vou estar ligadinho nessa partida importantissíma para a libertadores! A La Bombonera vai tremer!!

O Brasileirão vem aí! Neste final de semana começa o campeonato mais disputado do mundo! E é hora também do Flamengo sair das dolorosas férias e mostrar serviço para sua torcida. De cara já pega o Sport na Ilha do Retiro. Promete jogo duro. Mas não deve ter muito problema pro time de Joel Santana. Mas na rodada ainda tem Vasco x Grêmio, Corinthians x Fluminense e Botafogo x São Paulo. O clube da Colina e o Tricolor vêm bem, mas o Glorioso Carioca precisa se encontrar o quanto antes. Depois de 23 jogos sem perder, três derrotas em sequência (em partidas decisivas) já frustraram torcedores e desanimaram os jogadores. ACORDA FOGÃO!

domingo, 13 de maio de 2012

HOJE TEM CAMPEÃO !!!



Hoje teremos o encerramento dos principais campeonatos estaduais do pais. Faltam exatamente 30 minutos para que a bola role e  120 minutos para conhecermos os primeiros campeões da temporada 2012.

Em Minas Gerais, o Galo entrará em campo novamente com a vantagem do empate. A chance Americana fica por conta do bom desempenho que a equipe vem tendo nessa segunda fase e também no fato de que todos os times comandados por Cuca costumam entrar muito mais pilhados do que o de costume, o que acaba atrapalhando e beneficiando o adversário. Tem tudo para ser um bom jogo de futebol e que mais uma vez será decidido no fim.

Em Pernambuco, o Santa Cruz visitará a Ilha do Retiro em busca da vitória. A seu favor, o Leão tem a vantagem que ira decidir em casa, devido a melhor campanha na fase classificatória.  O fato de o “santinha” ser obrigado a vencer, pode tornar o clássico empolgante. Se a cobra coral repetir a atuaçãoda semana passada no jogo de hoje, mas melhorando a pontaria, o Sport vai ter muito trabalho.

Em Salvador, o Bahia entra em campo para quebrar um tabu de 10 anos e vencer o campeonato. O rubro-negro entra empolgado pela classificação, de virada, em cima do Botafogo na ultima quarta-feira. O jogo promete ser tenso e disputado. Se mantiver o desempenho dos últimos, aproximadamente, 15 anos o Vitória deixará o esquadrão mais um ano na fila.

No Beira-Rio, o Internacional tem que esquecer a ressaca da eliminação da libertadores e fazer o seu dever de casa diante do Caxias.  Para que o time da Serra Gaucha saia vencedor, e assim igualando com o Guarany de Bagé como o único time do interior com dois estaduais, terá que fazer uma partida quase perfeita e explorar o lado psicológico do Colorado.  Apesar do momento ruim, não imagino a taça fora de Porto Alegre.
Em instantes começa a decisão no Rio de Janeiro. Depois de uma semana desgastante só que ótima para os tricolores  e ruim para os alvinegros. O Botafogo tem camisa e tudo pode acontecer, mas me atrevo a dizer que faltam apenas 90 minutos para o Fluminense levantar a taça.
No Couto Pereira, o tradicional clássico “atle-tiba” promete ser de fortes emoções, até pelo fato de que se houver novo empate iremos ter penalidades. É o campeonato paranaense com suas já tradicionais bizarrices.

EM SP  e SC  “SÓ FALTA  BEIJAR A VIÚVA”

Ao contrario das demais decisões, acho que a decisão Paulista e Catarinense são as únicas que já temos um campeão. No caso de São Paulo um tricampeão. A superioridade santista é muito grande e apenas uma zebra histórica ( e o futebol nos permite isso) os bugrinos  saem com o titulo do Morumbi rumo ao Brinco de Ouro. Imagino que teremos mais um show particular de Neymar, Arouca, Ganso e Cia.
Apesar de ter feito excelente campanha na fase classificatória, o Figueirense foi atropelado pelo Avaí e acho pouco provável, mesmo jogando em casa, que o time do técnico Branco possa reverter o quadro e se tornar o maior vencedor catarinense de futebol ( os rivais estão empatados com 14 conquistas cada).

Em nome do blog “Turma da Arquibancada” desejo boa sorte aos times foram os mais competentes  e que vença o melhor.

PAPO RETO COM SERGINHO:
1)     Jose Carlos Araujo esta de saída de Radio Globo. O mais legal disso é saber que a emissora respeita a historia, 42 anos, do profissional na casa e ele receberá uma justa homenagem no intervalo no qual será substituído por Luiz Penido. Boa sorte para ambos!
2)      O termo utilizado “só falta beijar a noiva” eu ouvi do veterano Silvio Luiz em algumas de suas sempre divertidas transmissões;
3)       Assim como o Emelec não era pior do que a Ponte, o Vasco é melhor que as duas equipes. É bom a “imprensa corintiana” respeitar mais o gigante da colina;
4)      Vem aí o campeonato brasileiro de futebol. Mais uma temporada de fortes emoções, polêmicas, duvidas...
5)      Assistindo aos jogos da Copa do Brasil, pergunto: alguém já viu algum time com pinta de campeão?




quinta-feira, 10 de maio de 2012

NO SUFOCO, MAS COM A VAGA!



Como já era de se esperar, um verdadeiro teste para cardíacos: o Vasco pagou pelo recuo do primeiro jogo contra o Lanús em São Januário e mesmo assim conseguiu a sua classificação para a próxima fase da Copa Libertadores da América de forma dramática nas cobranças de pênalti. 
Surpreendentemente bem disposto e distribuido em campo, o Vasco, mesmo longe de ser brilhante, fez um primeiro tempo seguro e jogando com a autoridade de time que já foi duas vezes campeã Sul americano. Com os argentinos insistindo muito com bolas altas na área, facilitando a organização e a contenção dos ataques do Lanús, que levou o gol aos 18 minutos de jogo após boa jogada de Juninho que deu belo passe para Nilton (que quando joga como “Nilton” é um jogador muito mais útil do que  quando pensa ser o “Zidane”) abriu a contagem. O gol trouxe conforto para a equipe carioca, que entre um ataque argentino e outro soube de forma inteligente tocar a bola e quase ampliou em péssimas conclusões de Diego Souza e Fagner.
No segundo tempo o Vasco mantinha o toque de bola, só que com a diferença que os argentinos intensificaram a pressão, o que começou a obrigar o Vasco a apelar para os chutões. Após varias tentativas e jogadas, a defesa vascaína volta a falhar e  o limitado Pavone empatou o jogo.
O gol animou os argentinos, que passaram a sufocar o Vasco ainda mais. Tanta pressão resultou no segundo gol: Em um chute de longe, Fernando Prass, mais uma vez, espalmou a bola para o meio da área e Gutiérrez vira o jogo.  A virada empolgou o time que ainda perdeu algumas chances, mas não conseguiram evitar que a disputa fosse para as cobranças de pênalti.
O time que tem um goleiro como Fernando Prass (que parece ter preguiça de treinar pênaltis) precisa contar com a sorte para ter chances na marca fatal... E ela veio quando Romero acertou o travessão e também com o excelente aproveitamento dos vascaínos o placar ficou em 5x4 para o Vasco que esta classificado para enfrentar o Corinthians na próxima fase.


As imagens de Lanús 2 (4) x (5) 1 Vasco (Foto: Leo La Valle/EFE)
Comemoração vascaína após pênalti convertido por Alecsandro (Foto: Leo La Valle/EFE)


PONTOS POSITIVOS

- O time tocou bem a bola e em alguns momentos da partida merecia melhor sorte nas conclusões;
- Nilton quando joga com simplicidade e objetividade  é muito útil em campo;
- Sou o primeiro a criticar, mas agora tenho que admitir: Cristovão hoje armou bem o time e o melhor: mexeu certo!


PONTOS NEGATIVOS

- A zaga sem Dedé é uma tristeza só. Rodolfo  e Renato Silva não se entendem por nada;

- Fernando Prass deve estar agradecendo até agora o excelente aproveitamento dos companheiros e a trave. Porque alem de ser ruim nas cobranças de pênalti, mais uma vez complicou a vida do time em momentos decisivos. Espero que os boatos sobre Helton tenham um fundo de verdade;

- Para continuar a sonhar com o tri, é primordial que o ataque se acerte. A fase não é boa, mas Alecsandro já provou que tem estrela;



PAPO RETO COM O SERGINHO:

1)     Em minha opinião, a pessoa que só faz “piadinha” para falar algo de futebol, tem uma enorme necessidade de aparecer  e também uma tremenda falta de argumento , demonstrando assim que não conhece do assunto;
2)     A única conquista internacional de clubes espanhóis nesta temporada veio do Atlético de Madrid. Parabéns aos “colchoneros” pela conquista da Liga UEFA;
3)     Para o bem do futebol, o Bayern tem que ser o vencedor da UCL em cima do retrancado time do Chelsea.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Passeio tricolor no Engenhão

Rafael Sóbis passa por Marcelo Mattos (E) e Antonio Carlos (D) Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C

O Fluminense está praticamente com as duas mãos na Taça do Carioca deste ano. Um jogo que parecia que seria equilibrado, deixando a decisão para a última partida da final, acabou dando uma reviravolta inacreditável, seja para torcedores do clube das Laranjeiras, e principalmente, para os botafoguenses. Com a inesperada vitória de 4x1 sobre o alvinegro, o Fluminense já está quase gritando "É Campeão!".
A partida começou muito mais para o Botafogo, mais organizado e ofensivo, até por isso logo nos primeiros 10 minutos de jogo, o Glorioso já estava a frente no placar. Méritos para o belo chute de Renato, e um pouco de culpa da zaga tricolor, que bateu cabeça no lance. Mas depois do gol, os alvinegros resolveram que iam jogar explorando os contra ataques, forçando o Fluminense a fazer duras investidas para tentar igualar o placar, o que aconteceu nos minutos finais, com uma bela bicicleta do artilheiro Fred.
O segundo tempo tinha tudo para transformar o clássico em uma decisão emocionante. No entanto, esqueceram de combinar isso com o lateral direito do Alvinegro, Lucas. Muito nervoso em campo e totalmente vunerável na marcação de Thiago Neves, o jogador abusou da violência, e mesmo contanto com a benevolência do árbitro, acabou sendo expulso aos 11 minutos da segunda etapa. Com um a menos, o Botafogo se deu ao luxo de assistir a um passeio de Deco e companhia. Aliás, que passeio. Não foi preciso mais que dois minutos para Rafael Sóbis receber passe açucarado do meia tricolor e virar o placar.
Pouco depois foi Thiago Neves que colocou o atacante tricolor em excelente posição. Sóbis driblou o goleiro alvinegro com maestria e quase sem ângulo marcou o terceiro do Fluminense. A essa altura, Oswaldo de Oliveira tentava organizar o Glorioso para evitar uma vantagem ainda maior para o segundo jogo. Nem teve tempo. Mesmo colocando Herrera no lugar de Loco Abreu, com claro objetivo de dar maior velocidade no ataque e na marcação de seu time, o técnico do Botafogo levou um duro golpe quando o jovem Marcos Jr, recebeu sozinho na área para marcar o quarto gol tricolor e praticamente assegurar o campeonato para as Laranjeiras. O Bota ainda tentou uma reação no final, mas nada conseguiu fazer, nem ao menos diminuir a vantagem de três gols, alcançado pelo bom time tricolor.

Alguns detalhes importantes

O Fluminense finalmente se utilizou da consistência de seu elenco para fazer uma partida praticamente brilhante. Principalmente quando o adversário não conseguiu sequer se defender, após perder um jogador defensivo.

Oswaldo de Oliveira confia tanto no setor defensivo do Botafogo, além de não ter muitas opções também, que não colocou sequer algum lateral no banco de reservas. Por esta razão, perdeu os flancos do campo assim que Lucas foi expulso,visto que Fellype Gabriel não conseguiu exercer essa função com a mesma eficiência com que atuou como volante. Erro grave, até por ser bastante previsível uma expulsão de um jogador de defesa em um clássico decisivo.

Três gols é uma excelente vantagem, mas caso o Fluminense vista as tamancas pode ser que o Botafogo surpreenda no próximo domingo. Em situações normais os tricolores jogaram apenas para receber o trófeu. Porém, no futebol sabemos que tudo é imprevisível. Oswaldo vai ter que quebrar a cabeça para tirar a vantagem e ainda conseguir levantar essa taça. Se vencer o Vitória-BA, na quarta-feira, as chances aumentam.

domingo, 6 de maio de 2012

Domingo de Decisões- Nordeste e Sul


PALPITES PARA AS DECISÕES- PARTE 2

Além das decisões no sudeste, teremos também a primeira rodada decisiva em outros 5 Estados que fazem a diferença no futebol nacional: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. Segue os meus palpites também para estas partidas que prometem pegar fogo daqui a pouco

 

VITÓRIA X BAHIA

O Rubro-negro joga em seu estádio e nos últimos 15 anos leva grande vantagem sobre o rival tricolor. Os dois clubes penaram para se classificar a final e devem fazer um jogo equilibrado, deixando a decisão em aberto para semana que vem.


SANTA CRUZ  X SPORT

O rubro-negro tem melhor campanha, mas o Santa Cruz conta com o apoio de sua apaixonada torcida e deverá vencer o primeiro jogo da decisão.


CAXIAS  X  INTERNACIONAL

A equipe de Caxias do Sul contou com a sorte no primeiro turno e já cumpriu seu papel. E mesmo pensando no jogo da Copa Libertadores na próxima quinta-feira, a equipe do técnico Dorival Junior deverá vencer com tranqüilidade a partida e comemorar o título semana que vem.

ATLETICO  X CORITIBA

Nesta temporada o campeonato foi mais equilibrado, mas ainda assim o Coritiba leva a vantagem por ter melhor elenco  e por jogar uma das partidas decisivas em campo neutro ( com a Arena fechada para  obras, o rubro-negro manda seus jogos no Durival de Brito). Aposto em vitória dupla do Coritiba.

AVAÍ  X FIGUEIRENSE

Não acompanho o estadual de Santa Catarina. Mas um time que vence os dois turnos com sobras merece vencer a competição. Pelo histórico no ano, aposto em vitoria alvinegra na partida de hoje.


Um forte abraço e boa sorte para os finalistas !

Domingo de Decisões pelo Brasil




PALPITES PARA A DECISÃO- PARTE 1

Domingo de decisões pelo Brasil. Para muitos, até de forma demagógica, os estaduais são desmerecidos e colocados em segundo plano e apenas lembrados como “válvula de escape” em caso de uma temporada ruim. Os regionais são em sua esmagadora maioria deficitários, desinteressantes  e chatos. Mas na hora que a bola rola para decisão, tudo isso fica de lado e o torcedor se prepara  muito para seu grito preferido: “É CAMPEÃO”. Pensando nisso, darei meus pitacos aqui de olho na primeira partida das decisões dos que eu considero como principais no Brasil.

                                            

BOTAFOGO X FLUMINENSE
Depois de 41 anos, o Rio de Janeiro volta a ter uma decisão com o tradicional “clássico vovô ( o mais antigo clássico carioca) para ver que será o campeão ao final da disputa.  A equipe tricolor joga essa primeira partida com a cabeça no jogo decisivo contra o Internacional pela Libertadores da América. Já o Glorioso tem uma tarefa muito menos complicada contra o Vitoria pela Copa do Brasil, o que deve ser bem menos complicado.
PALPITE: O Botafogo e o único grande time invicto no Brasil e tem crescido de produção nas ultimas partidas, já o Fluminense que no papel possui um elenco melhor, mas precisa, a meu ver, parar com a mania de achar que vai decidir os jogos na hora que bem entender. Acho que vai dar empate.
GUARANI x SANTOS
Depois de 24 anos, o Guarani volta a decisão de uma campeonato paulista. Já  o Santos busca o seu tricampeonato, feito alcançado pela ultima vez pelo próprio clube na era Pelé. O time Bugrino fez uma excelente campanha na fase classificatória e fez até lembrar, guardada as devidas proporções, um pouco o time de outras épocas que era respeitado e temido no cenário nacional. Já o alvinegro praiano vem de algumas temporadas de sucesso e uma decisiva pela Libertadores.
PALPITE: Apesar do bom momento do Guarani, Neymar e seus companheiros vão fazer a diferença e o Santos deve  vencer não só a primeira coma também a segunda partida.

AMÉRICA-MG x ATLÉTICO-MG
Embalado pelas comemorações de seu centenário e pela vitória sobre o Cruzeiro nas duas partidas validas pela fase semifinal do campeonato, o time americano entra confiante para a primeira partida da decisão contra o tradicional rival. Já o galo vem de uma recente eliminação da Copa do Brasil diante do Goias e mais uma vez a equipe não terá vida fácil não.
PALPITE: O coelho se aproveitara da pressão sofrida pelo rival e vencerá a partida