sábado, 19 de maio de 2012

O Teimoso Tira-Teima

Na última quarta-feira, 16, Vasco e Corinthians fizeram uma partida bastante disputada em São Januário, mas não conseguiram mexer no placar do jogo que vale vaga nas semifinais da Copa Libertadores da América. No entanto, o 0x0 acabou saindo polêmico graças à um lance muito complicado que poderia ter deixado o Clube da Colina com vantagem no marcador. E conhecendo bem os amigos vascaínos, sei que devem ter xingado a mãe do Sr. Alessandro Rocha Matos (bandeirinha) por bastante tempo.

Como se não bastasse a tradicional discussão do olhômetro dos torcedores, o lance de impedimento do atacante vascaíno foi tão milimétrico, que resultou em uma discordância entre as emissoras que trasmiteem os jogos: a Rede Globo e a Fox Sports. A primeira adiou o tira-teima (talvez por ter dificuldade em definir com precisão o lance), enquanto a Fox critiva a decisão do árbitro Sandro Meira Ricci de anular o tento cruzmaltino. Tanto Carlos Eugênio Simon quanto Arnaldo Cezar Coelho, comentaristas de arbitragem, acreditavam que o gol teria sido legal.

A esta altura começava a se maquinar a teoria da conspiração em que a arbitragem favorecia o Corinthians e aquele papo todo. Para piorar ainda mais, internautas começavam a divulgar uma imagem de um suposto tira-teima da Fox Sports onde Alecssandro aparecia em posição legal, com a alegação de que a Rede Globo também estaria favorecendo o clube paulista.



No fim da tarde de quinta-feira, 17, a Fox Sports divulgou uma imagem em seu site oficial, mostrando que o jogador vascaíno estava com uma perna um pouco mais adiantada do que o jogador corinthiano, admitindo o impedimento. Todavia, a Globo já havia preparado um tira-teima super detalhado, mostrando o acerto da arbitragem da partida, inclusive, evidenciando como funciona todo o processo virtual que compõe o artifício para resolver as complicações da partida. Em resumo, a poderosa emissora mostrou que tem know-how para coisa.



Não acredito muito nestas teorias da conspiração. É lógico que todos temos na mente o Brasileirão de 2003, vencido pelo Corinthians, mas que teve muita confusão por conta do escândalo do apito. Além de todos termos em mente que Flamengo e Corinthians são as duas grandes potências de audiência para as emissoras de televisão. Mas ainda continuo achando muito pretensioso atribuir as falhas dos clubes em campo em um jogo de poderes dos veículos de comunicação.

Fator caldeirão

Não foi uma boa semana para os brasileiros na Libertadores. Fluminense e Santos viajaram para a argentina e acabaram cedendo a vitória para os hermanos. Ambas as partidas foram decididas apenas por um gol de diferença, mostrando certo equilibrio. Mas não é de hoje que os clubes argentinos mostram que sabem armar o caldeirão. O mando de campo é algo fundamental nas fases decisivas de qualquer competição e Boca Juniors e Velez mostraram que sabem fazer o dever de casa. Além de vencer, os argentinos não sofreram gols, o que obviamente pode dificultar as coisas para os clubes brasileiros na próxima semana. Mediante tudo, ainda aposto em Fluminense e Santos para a próxima fase. Aqui a coisa é diferente!

O Brasileirão vem aí!

Hoje começa o Brasileirão 2012. Já preparou seu time do Cartola F.C.? Tudo pronto para acompanhar a maratona de jogos? O Flamengo pega o Sport na Ilha do Retiro às 18:30h. O Rubro Negro vai voltar de férias já tendo que mostrar serviço. Hoje tem também Palmeiras x Portuguesa e Figueirense x Náutico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário