Foto: Fernando Soutello/AGIF Fonte: Flickr Oficial Botafogo
No domingo passado, 29 de abril, o Botafogo levantou a Taça Rio de maneira invicta após vencer o Vasco da Gama por 3x1. Este jogo marcou a primeira conquista do clube alvinegro dentro de seu estádio, o Engenhão. Mas a partida também chamou atenção por outros detalhes - e não, eu não estou falando da contribuição da bela gandula, Fernanda Maia, que saiu do estádio com status de heróina alvinegra.
Para começar o técnico Oswaldo de Oliveira, criticado por boa parte da torcida alvinegra, montou um time bastante ofensivo, embora tivesse suas improvisações, como Felipe Gabriel atuando como volante. No entanto, o esquema deu muito certo. Loco Abreu fez seu papel de centroavante matador e deixou dois gols. Entretanto, o destaque ficou por conta da bela partida de Maicosuel. O meia não se apresentava em tão bom nível já tinha bastante tempo. Fez o terceiro gol, acabou com a lateral direita do clube da Colina, e fez o que marcou sua passagem no clube alvinegro em 2009, driblou, partiu para dentro da marcação e criou boas jogadas. Outro que merece ser lembrado é Felipe Gabriel. O meia jogou improvisado de volante e ajudou muito a equipe, com boa marcação, sem deixar de ser periogoso nos contragolpes.
O time do Vasco, embora forte, não conseguiu reagir às jogadas rápidas do ataque alvinegro - sentindo muita falta do zagueirão Dedê, afastado por conta de lesão - e ao bloqueio consistente imposto pela marcação fechada do time de Oswaldo de Oliveira. E o contraponto disto foi o excessivo número de faltas duras cometidas pelo time Cruzmaltino, com destaque negativo para Felipe Bastos.
A Taça Rio veio então coroar a boa campanha do Botafogo no ano. Foram 26 jogos, com 15 vitórias e 11 empates, sendo o único clube brasileiro invicto em 2012. A fase é realmente boa, mas caso o time alvinegro não consiga conquistar o Campeonato Carioca contra o Fluminense nos próximos dias 6 e 13 de maio, ou não conseguir chegar a fase final da Copa do Brasil, a invencibilidade durante os primeiros 4 meses deste ano não terão servido de nada.
Problemas no elenco ainda visíveis
Nesta quarta-feira, 2 de maio, o Botafogo pega o Vitória no Barradão, às 21:50h, com desfalques importantes e que mostram a fragilidade da equipe alvinegra. Sem Loco Abreu, Felipe Gabriel, Andrezinho, Jefersson e o volante Renato, o clube da estrela solitária deve jogar para não perder e trazer a decisão das oitavas de final da Copa do Brasil para o Rio de Janeiro, no próximo dia 9 de maio.
Enquanto isso, o Vasco da Gama se prepara para enfrentar o Lanús em São Januário, pelas oitavas de final da Libertadores da America. O clube argentino não deve ser problema para os cruzmaltinos, mas o sinal de alerta deve ficar ligado, já que a equipe hermana foi líder do grupo do rival Flamengo, na primeira fase. Outro fator que preocupa é o baixo rendimento do time da colina contra equipes argentinas na Libertadores da América. Nos últimos 8 jogos, apenas uma vitória, em 1998 contra o River Plate, na campanha do título vascaíno. A boa notícia é que Felipe e Juninho, que estavam em campo nesta partida, estarão a disposição do técnico Cristovão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário